FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Provere Queijos Centro de Portugal realiza 1ª Assembleia Geral e empossa Órgãos de Gestão

No passado dia 9 de setembro, teve lugar, em Viseu, a 1ª Assembleia Geral da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) do Provere Queijos Centro de Portugal, marcando um passo importante no desenvolvimento e promoção dos queijos qualificados da região Centro.

A Estratégia, composta por um total de 38 entidades signatárias originais do contrato de consórcio da EEC “Queijos do Centro de Portugal”, irão agora trabalhar em conjunto para impulsionar a competitividade e sustentabilidade deste setor estratégico para a região Centro. Destas 38 entidades, 73,6 %, são de natureza privada, nomeadamente empresas do setor, associações empresariais, entidades representativas dos agentes económicos associados ao recurso endógeno e entidades do sistema cientifico e tecnológico, e cerca de 26,4% do total, correspondem a entidades de natureza pública ou que desempenham funções de utilidade pública, reconhecidas enquanto tal, como é o caso da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Viseu e Coimbra e das CIM´s.

A participação deste consórcio, composto pelos principais agentes e entidades da fileira dos Queijos qualificados do Centro de Portugal, nomeadamente associações e agrupamentos de produtores, a par das entidades públicas de natureza territorial e setorial com competências no setor e das entidades que integram o sistema científico e tecnológico, revela uma dinâmica e uma aposta clara do tecido instrucional e empresarial nesta EEC Provere.

Durante esta primeira assembleia, foram empossadas as entidades que compõem os órgãos de gestão da EEC, sendo agora presidida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela, que lidera o processo de articulação institucional entre os diferentes atores envolvidos.

A Comissão de Acompanhamento será presidida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, entidade responsável por monitorar e avaliar o cumprimento dos objetivos e do plano de ação estabelecidos pela estratégia.

A Direção, responsável por organizar a cooperação e coordenação entre as partes na realização do objeto do Consórcio, bem como a promoção das medidas necessárias à adequada execução da EEC Provere “Queijos do Centro de Portugal, é composta por 9 entidades, sendo presidida pela Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões. Este órgão inclui, além das restantes três CIMs que fazem parte do território dos queijos DOP da região Centro – Beira Baixa, Região de Coimbra e Beiras e Serra da Estrela – as seguintes entidades: Estrelacoop - Cooperativa dos produtores de Queijo Serra da Estrela CRL, COAPE - Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde, Instituto Politécnico de Coimbra, Gardunha 21 – Agência de Desenvolvimento e a InovCluster, que assume também a coordenação executiva da estratégia.

A constituição desta rede de cooperação pretende reforçar a importância dos queijos qualificados da região Centro no contexto nacional e internacional, promovendo a sua qualidade, autenticidade e origem. A proposta de Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE “Queijos do Centro de Portugal” tem na sua génese a valorização económica dos queijos qualificados da região Centro, enquanto recurso endógeno regional, singular e inimitável que resulta de uma combinatória única de recursos naturais, sociais e culturais, de saberes tradicionais e de traços históricos identitários característicos destes territórios e das comunidades que ao longo dos tempos os transformaram.

Este evento marca também o arranque da 2ª fase do Aviso do instrumento do CENTRO2030- PROVERE, que consiste na apresentação e sistematização das ações a desenvolver, considerando a valorização deste recurso endógeno.

Neste sentido, o consórcio irá agora trabalhar as várias operações a apoiar e ainda, no âmbito do “Sistema de Incentivo às empresas de base territorial” serão dinamizadas, durante este mês de setembro, de forma descentralizada por todo o território, e junto dos agentes privados, ações de esclarecimento e sensibilização para submissão de intenções de investimento para a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, associadas à valorização do PROVERE Queijo Centro de Portugal no sentido de virem a ser apoiadas no âmbito do FEDER e que disponibiliza uma dotação de 5 milhões de euros.