FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto quer empresas a beneficiar da inovação das Universidades

O projeto SmartAgriFor Norte 2020 tem como prioridade capacitar as empresas para uma exploração plena das potencialidades dos setores agroalimentar e florestal.

«Um dos grandes objetivos do projeto passa por mapear, identificar e colocar em contacto agentes económicos dos setores agroalimentar e florestal do Norte do País com entidades do Sistema Científico Tecnológico da região Norte, definindo temas científicos de trabalho que permitam acrescentar valor aos produtos regionais», explica Eduardo Rosa, coordenador do SmartAgriFor Norte 2020.

O projeto está a ser desenvolvido por investigadores das Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Porto (UP), Universidade do Minho (UM) e Universidade Católica Portuguesa (UCP) centrados na investigação relacionada com estes dois setores que representam cerca de um quinto de todas as exportações nacionais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor agroalimentar foi, em 2016, responsável por 11,7% das exportações portuguesas.

Por sua vez, o valor combinado das pastas celulósicas, madeiras e cortiças representaram, no mesmo ano, 8% das vendas para o estrangeiro.

Para apresentar os resultados científicos alcançados e as competências de cada universidade foi escolhido o formato “Open Day”, a configuração ideal, segundo Eduardo Rosa, para chegar ao tecido empresarial e demonstrar «as vantagens específicas na utilização do conhecimento na cadeia de valor».

O primeiro “Open Day” aconteceu hoje, 27 de junho, para debater problemáticas, apontar soluções, estratégias e tendências que poderão potenciar a fileira da vinha e do vinho. O evento teve lugar no Auditório B0.01 do edifício dos Blocos Laboratoriais da UTAD, entre as 9h00 e as 13h00.

«Foi apresentada neste Open Day, a investigação de ponta que as quatro universidades estão, neste momento, a desenvolver e que são de extrema importância para os empresários que, diariamente, se deparam com novos desafios», garante Eduardo Rosa.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, o projeto “SmartAgriFor Norte 2020 – Promoting Agri-Food and Forestry Stakeholder Engagement for Knowledge transfer and SmartAgriFor partnerships” é uma parceria entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade Católica Portuguesa.

Ao longo de 2017, vão ser realizados uma série de Open Days para discutir temáticas relativas a quatro cadeias de valor: Vinha e Vinho, Olival e Azeite, Frutas e Legumes e Florestas.

Fonte: UTAD TV