FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto Medfest: candidaturas até 25 de julho

O Medfest, projeto apresentado publicamente em Portugal em março e que une oito países do Mediterrâneo na valorização do Turismo Gastronómico Sustentável, entra agora numa nova fase, a de abertura de candidaturas de novas experiências para participarem no projeto e integrarem as novas rotas gastronómicas a promover.

medfest

Esta Herança Cultural Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, encontra neste projeto a missão de afirmar a Dieta Mediterrânica em Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável a nível internacional, e a organização em rede das melhores experiências de turismo gastronómico, reforçando a coesão territorial.

A Call Medfest “Onde fica…? O melhor do Mediterrâneo” irá receber até 25 de julho (através do formulário https://goo.gl/forms/ZJRmcmVPmrv2XqPm2), candidaturas de empresas e entidades responsáveis por projetos exemplares e boas práticas gastronómicas e culinárias inovadoras e criativas.

«Queremos identificar, articular em rede e promover o maior número possível de projetos exemplares e de boas práticas em Portugal», afirmou Artur Gregório, presidente da direcção da Associação InLoco e coordenador do projeto Medfest em Portugal.

«Gostaríamos de captar bons projectos que desconhecem a existência do Medfest e ainda não estão despertos para esse potencial. Estas iniciativas, articuladas em rede, são fundamentais para a afirmação de Portugalcomo um destino de turismo gastronómico de nível internacional», complementa.

O coordenador do projeto explica que estas experiências de turismo sustentável integram atividades criativas tão variadas como fazer pão, provas de azeite em restaurantes ou visitas a quintas produtoras de vinho, com pisa de uvas. Os projetos selecionados serão convidados a fazer parte do Medfest e dos seus instrumentos de promoção.

As quatro melhores iniciativas serão convidadas a mostrar as suas ideias em eventos organizados pelo projeto e a participar em visitas de estudo no estrangeiro.

Vítor Sobral é o “embaixador” nacional do Medfest. O projeto de três anos (2017-2019) está inserido no programa de cooperação INTERREG, e envolve oito países europeus banhados pelo mar Mediterrâneo.