FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto Easyfruit desenvolve embalagem que alarga a vida útil de Fruta Descascada e Cortada

Um conjunto de empresas e centros de investigação, entre os quais o Carrefour, lançaram o projeto Easyfruit, que consiste no desenvolvimento de uma inovadora embalagem ativa, que alarga a vida útil da laranja e do ananás, depois de descascados e cortados, em 2 e 5 dias, respetivamente.

Segundo explicam os responsáveis do projeto, “o funcionamento desta embalagem inovadora consiste na libertação de umas substâncias que entram em contacto com a fruta fresca e conseguem alargar a vida útil, neste caso da laranja e do ananás, de 7 dias das embalagens tradicionais, para 9 no caso da laranja e 12 no caso do ananás”.

Os investigadores reforçaram a importância deste novo desenvolvimento, indicando que o alargamento do tempo de validade da fruta fresca descascada e cortada para mais de uma semana permite às empresas aumentar a sua área geográfica de atuação no mercado.

O projeto surgiu por recomnedação da Organização Mundial de Saúde, como iniciativa para o consumo de fruta, dado um baixo consumo de frutas e legumes implicar um maior risco de mortalidade.

O porjeto Easyfruit pode contribuir para aumentar o consumo de fruta na sociedade. Para além disso, as empresas podem abrir novos mercados e diminuir perdas por deterioração do produto permitindo assim, do ponto de vista ambiental, reduzir o desperdício alimentar.

Ler aqui.