FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto de produção de leite sustentável entre os vencedores dos Green Projects Awards

Um projeto para tornar a produção de leite sustentável nos Açores e uma aplicação móvel para gestão de risco de incêndios florestais venceram, entre outros, os prémios Green Project Awards (GPA) 2016.

Os prémios GPA, cuja cerimónia da 9.ª edição decorreu em Serralves, no Porto, visam distinguir projetos mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal, em sete categorias.

Na categoria Agricultura, Mar e Turismo, o vencedor foi o "Programa Leite de Vacas Felizes", da Fromageries Bel Portugal, S.A, que tem por objetivo tornar a produção de leite sustentável a nível ambiental, económico e social, criando valor em toda a cadeia de produção.

«O programa já resultou num produto lançado em abril de 2016: leite de pastagem, produzido por vacas que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano», refere a organização do evento.

Nesta categoria foram atribuídas duas menções honrosas, aos projetos "CoolFarm" (sistema de controlo inteligente, intuitivo, integrado e flexível para qualquer estufa ou armazém vertical) e ao "Regime de Apoios financeiros para a reabilitação e manutenção da paisagem tradicional da cultura de vinhas em currais", na ilha do Pico, Açores, da Direção Regional do Ambiental.

As candidaturas aos GPA2017 abrirão no dia 13 de fevereiro.

Fonte: ANIL