FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto comunitário promove azeite do Vale da Teixeira na Guarda

  • 20 novembro 2018, terça-feira
  • mercados

As freguesias de Benespera, João Antão e Ramela, no concelho da Guarda, vão acolher uma ação comunitária de base territorial que vai promover o azeite produzido no território.

azeite

O projeto “Sabores e Tradições do Vale da Teixeira – Azeite”, que inclui a realização de atividades entre quarta-feira e o dia 20 de janeiro, foi apresentado numa conferência de imprensa realizada no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Segundo a professora do IPG Ana Lopes, que faz parte da organização, trata-se de uma «ação comunitária de base territorial que tem como missão a valorização das populações locais e dos seus recursos endógenos no seu contexto territorial».

Com a iniciativa, pretende-se animar o território abrangido e divulgar as suas potencialidades, com destaque para o azeite, considerado por Ana Lopes como sendo «um recurso potencializador de desenvolvimento».

«O olivoturismo, turismo com base na produção de azeite, poderá ser uma oportunidade e um dos fatores de diferenciação deste território», admitiu. O projeto de valorização do património olivícola e agrícola das freguesias de Benespera, João Antão e Ramela, começa na quarta-feira, na Ramela, com a participação dos alunos de uma escola da Guarda que vão assistir à apanha da azeitona.

Prossegue no dia 8 de dezembro, também na Ramela, com a realização de uma ação do II Encontro Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território e, nos dias 5 e 6 de janeiro de 2019, na Benespera, com uma mostra e feira de produtos regionais, uma exposição fotográfica, uma mesa redonda sobre “As utilizações ancestrais do azeite: o sagrado e profano”, com a participação de Marcelino de Sousa Lopes e do padre António Fontes, entre outras atividades.

Nos dias 12 e 19 de janeiro de 2019 serão realizadas iniciativas em João Antão, relacionadas com a confeção do pão tradicional. Para 13 e 20 de janeiro de 2019 estão programadas ações para a Ramela, com destaque para um almoço onde será servida a tradicional lagarada, prato associado à laboração dos lagares de azeite.

O vereador do pelouro da Cultura da Câmara da Guarda, Victor Amaral, disse que o projeto “Sabores e Tradições do Vale da Teixeira – Azeite” apresenta «uma dimensão estruturante de base científica» e, nesse aspeto, constitui «uma boa prática para o território». «Estes projetos têm um mote: agarrar as pessoas à terra. É este o caminho certo para puxar, neste caso, pelo azeite, mas, no futuro, com outros produtos», disse.

O vice-presidente do IPG, Gonçalo Poeta Fernandes, valorizou a ação por ter «a capacidade de ligar o conhecimento, o ensino superior, as associações e as Juntas de Freguesia» da área abrangida. «São iniciativas como estas que, cada vez mais, trazem mais valor aos diversos territórios», declarou.

O projeto envolve o IPG, a Câmara Municipal da Guarda, as Juntas de Freguesia de Benespera, João Antão e Ramela, o Centro Cultural, Social e Desportivo da Ramela, a Associação Cultural e Recreativa e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Benespera.

Fonte: Lusa