FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto Aquatropolis escolhido pelo Compete 2020 para campanha europeia

aquatropolis

Enquadrado numa campanha Europeia, o consórcio do projeto Aquatropolis abre as portas à comunidade para ação de informação e sensibilização sobre a importância da transformação digital do setor aquícola para a descarbonização do Planeta.

«Pelo seu carácter inovador e pelo impacto nos desafios que se colocam à sociedade, o projeto Aquatropolis foi um dos dez projetos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha «Europe in My Region» que pretende aproximar os cidadãos das iniciáticas europeias», informam os promotores do projeto.

Para o arranque da participação do Aquatropolis na campanha, o consórcio conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e do CIEMar Ílhavo - Centro de Investigação e Empreendedorismo para o organização de uma iniciativa aberta à sociedade que, não só contará com contributos de todos os parceiros do consórcio, como também, da participação da Universidade de Aveiro e da BLC3.

Para os promotores do projeto, a participação destas duas entidades extra a estrutura do consórcio, representam os primeiros passos sobre um dos objetivos do projeto que se traduz na criação de uma comunidade de inovação aberta para atuar sobre o desenvolvimento inteligente e sustentável do setor aquícola europeu.

O Programa do Evento

25 de Maio, Ílhavo

Durante a manhã, entre as 10:00 e as 12:00, nas instalações da Alga Plus em Ílhavo, será promovida uma iniciativa de sensibilização junto da comunidade educativa da Região de Aveiro.

Da parte da tarde, entre as 14:00 e as 17:00, no CIEMar Ílhavo - Centro de Investigação e Empreendedorismo – será organizada ma sessão de esclarecimento composta por dois painéis temáticos que abordarão a problemática da sustentabilidade e da transformação digital do setor aquícola.

Mais informações poderão ser consultadas no site do Compete 2020.

Desde o seu lançamento que o projeto Aquatropolis se assumiu como uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável do setor aquícola europeu.

Focado na transformação digital do setor, o consórcio composto por seis organizações públicas e privadas, lançou a primeira pedra no alinhamento do setor aquícola com o advento da Indústria 4.0 e na orientação do setor para sistemas de produção inteligentes e sustentáveis.