FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Projeto “+Agro” apresentado em Évora

No dia 22 de fevereiro foi apresentado o projeto “+Agro - Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar”, no Pólo da Mitra, da Universidade de Évora.

A sessão que teve a participação de mais de 70 pessoas, entre investigadores, empresários/técnicos do setor e alunos, contou com a participação dos coordenadores do projeto a nível nacional e regional, Pedro Gaspar (Universidade da Beira Interior) e Miguel Elias (Universidade de Évora - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas), com Ana Isabel Machado, Diretora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Mª Pietra Torres, da empresa Q-Staff, e Luís Leopoldo Silva da UE-ICAAM.

O projeto “+Agro” tem por objetivo melhorar as condições de segurança e saúde no trabalho, a otimização da gestão da produção e a eficiência energética em indústrias agroalimentares de todo o país.

O projeto vai focar-se nos subsetores da indústria das carnes, hortofrutícolas, produtos lácteos e de padaria de todo o país, mas sobretudo das regiões do Norte, Centro e Alentejo, onde se localiza o maior número destas empresas.

Os principais resultados deste projeto visam a redução de acidentes de trabalho, melhorar o desempenho e a competitividade naquelas empresas e promover a redução do consumo energético e a sustentabilidade do sector agroalimentar.

Apoiado pelo Compete 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, o+Agro é um consórcio composto pela Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade de Évora-ICAAM, Instituto Politécnico de Castelo Branco-Escola Superior Agrária (IPCB-ESA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Coimbra-Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC-ESAC), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).