FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Produção de açúcar na UE pode aumentar em mais de 2 milhões de toneladas

A produção de açúcar na União Europeia (UE), na última campanha antes de terminarem as quotas, pode registar um aumento significativo de 2,4 milhões de toneladas.

A razão deste aumento seria a maior superfície cultivada de beterraba nesta campanha, que subiu cerca de 7,5%, de acordo com as últimas estimativas da FranceAgrimer. Assim, as incertezas geradas nos rendimentos devido à seca seguida de inundações, sobretudo em França, poderiam fazer que estas estimativas de produção fossem muito otimistas.

Em relação à disponibilidade, a campanha de 2015/2016 recebeu um alto relatório das campanhas de 2014/2015, de 2,7 milhões de toneladas.

Paralelamente, registou-se um menor nível de importações dos países ACP (África, Caraíbas e Pacífico), devido à sua menor produção como consequência da seca no sul de África.

No entanto, esta redução foi compensada pelo aumento das importações do Brasil em 2015/2016, que ajudou ao equilíbrio no mercado europeu e a satisfazer as necessidades do mercado interno, segundo a avaliação da France Agrimer.

A nível mundial, o mercado do açúcar permanece deficitário na campanha 2016/2017, à semelhança de 2015/2016, o que se está a apreciar nos preços que seguem em alta.

No Verão de 2016, confirmou-se a forte subida dos mercados de açúcar com início na campanha 2015/2016.

Este desenvolvimento está firmemente impulsionado por uma diminuição da produção na China e as más perspetivas na Índia e Tailândia, que também foram reforçadas pela recuperação do real brasileiro e a estabilização política do país.

Fonte: Agrodigital