FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ProCold: equipamentos energeticamente eficientes de refrigeração profissional e comercial

procold

A Quercus e o consórcio (Alemanha, Áustria, França, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça), liderado pela ADEME (agência de energia e ambiente francesa) estão a desenvolver o Projeto ProCold, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europeu Horizon 2020.

Este projeto pretende contribuir para o aumento da eficiência energética da gama profissional e comercial dos aparelhos de refrigeração destinados ao armazenamento de comida e bebidas, especificamente os "plug-in".

O objetivo geral é induzir privados e entidades públicas a adotar e implementar políticas de eficiência energética europeias e nacionais no segmento do frio profissional e comercial e o objetivo específico é garantir que no mercado europeu entram produtos energeticamente mais eficientes e que a sua quota de mercado também aumenta.

Os grupos alvo são as entidades públicas e privadas, fabricantes e fornecedores, indústria de comidas e bebidas, retalhistas, hotéis e restaurantes e outros atores de mercado que lidem com estes produtos.

As atividades previstas incluem a elaboração de listagens com os produtos mais eficientes no mercado (à semelhança do Topten), reuniões e divulgação de informação relevante, criação de ferramentas que permitam calcular as poupanças dos aparelhos, testes em aparelhos atualmente no mercado, uma competição para os produtos mais eficientes disponíveis no mercado, entre outras.

A Quercus, juntamente com o consórcio, prepara as listagens de aparelhos mais eficientes, disponíveis online em Topten.pt, na categoria Refrigeração Profissional.

Estas listagens estão em constante atualização para que os compradores e utilizadores destes equipamentos possam escolher os modelos mais eficientes disponíveis no mercado.