FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Primeiro webinário Christeyns sobre coronavírus analisou riscos emergentes e estratégias de controlo na indústria alimentar

A Christyens anunciou o sucesso do seu primeiro webinário internacional dedicado ao tema “Coronavírus e principais patógenos na indústria alimentar realizado onde foram analisadas as “Estratégias de controlo inovadoras”.

Christeyns

Esta foi precisamente a base da primeira apresentação por parte da responsável Cécile Viry, diretora de negócio e aplicações na Christeyns que introduziu a Christeyns Food Hygiene, além de analisar a importância da higiene na segurança alimentar.

Após a apresentação, Montaña Cámara, presidente do Comitê Científico da AESAN (Espanha) falou sobre os riscos emergentes dos alimentos, concretamente sobre o impacto da SARS CoV-2 na Indústria alimentar. A pandemia de Covid-19 causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 gerou uma nova era no mundo com consequências importantes em diferentes aspetos do nosso cotidiano em que a cadeia de abastecimento alimentar e a indústria alimentar também foram afetadas.

O discurso a seguir foi feito por Bavo Verhaegen, do centro de Sciensano (Bélgica), que falou sobre surtos de origem alimentar, tendências e destaques. Durante sua apresentação, Bavo fez uma boa revisão sobre microrganismos em alimentos como campylobacter, salmonela e listeria, além de fatores que levam a surtos de origem alimentar.

Por fim, Fernando Lorenzo, Diretor de I&D da Christeyns, falou sobre controlo de higiene. Na apresentação, Lorenzo fez uma revisão das estratégias de controlo de higiene com as quais devemos identificar riscos e como controlar a eficácia dos processos de limpeza e desinfeção. Falou também sobre ferramentas de controle, capazes de detetar ou discriminar um determinado contaminante ou grupo de contaminantes. 

O webinário, que foi moderado por Kathleen Van Steenbergen, da Christeyns Academy, teve um número total de 577 assistentes de mais de 40 países.

Pode rever o evento no vídeo abaixo.