FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Primeiro curso de formação de Data Stewards para Dados Biológicos arranca esta semana pela mão da BioData.pt

O curso de formação de Data Stewards para dados biológicos da BioData.pt | ELIXIR Portugal começou esta segunda-feira e pretende formar a primeira geração de Data Stewards para dados gerados pela investigação na área das ciências da vida e da saúde, em Portugal, valorizando e potenciando os seus resultados.

A primeira edição do curso da BioData.pt | ELIXIR Portugal intitulado "Ready for BioData Management?: Data Stewardship for Life Sciences Training Program" teve início a 21 de fevereiro e decorrerá até outubro de 2022, num modelo que compreende um módulo introdutório de quatro sessões remotas sobre os conceitos básicos da gestão de dados científicos, seguido de dois módulos práticos, e encerrando com um programa presencial de consolidação dos conhecimentos adquiridos.

São 24 os cientistas, oriundos de 16 instituições portuguesas de investigação e inovação (I&D), que aceitaram participar neste curso pioneiro em Portugal, que visa apoiar a comunidade científica nacional na implementação dos quatro princípios orientadores da gestão e curadoria de dados (princípios FAIR, acrónimo inglês para Findability, Accessibility, Interoperability, Reusability) e de ciência aberta na gestão da crescente quantidade de informação produzida pelos investigadores.

A aplicação destes princípios facilita a pesquisa de dados científicos em repositórios, torna os dados acessíveis e interoperáveis e fomenta a sua reutilização para produção de novo conhecimento científico.

A concepção e o planeamento do curso de formação de curadores de dados biológicos resultaram de um esforço conjunto de Ana Portugal Melo (BioData.pt | ELIXIR Portugal), Celia van Gelder (DTL | ELIXIR Países Baixos), Pedro Príncipe (Universidade do Minho) e Filipa Pereira (FCT-FCCN). 

O curso é organizado pela BioData.pt | ELIXIR Portugal, em colaboração com 13 outras organizações científicas, integra-se nas atividades da Plataforma de Treino do ELIXIR e é enquadrado pelo projeto ELIXIR-CONVERGE financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia, que visa uniformizar a gestão de dados biológicos em toda a Europa. É ministrado por um painel de 25 instrutores, incluindo duas instrutoras do ELIXIR Países Baixos e um instrutor do ELIXIR Grécia.

BioData.pt | ELIXIR Portugal

A BioData.pt | ELIXIR Portugal é a Infraestrutura Portuguesa de Dados Biológicos e o nó português do ELIXIR, que é a Infraestrutura Europeia Distribuída de Dados Biológicos do European Science Forum for Research Infrastructures (ESFRI).

A missão da BioData.pt | ELIXIR Portugal consiste em apoiar a organização e valorização dos dados biológicos gerados pelo sistema científico nacional, através de uma infraestrutura de computação distribuída e de uma rede de especialistas em bioinformática e gestão de dados. A atividade da BioData.pt centra-se na disponibilização de recursos computacionais, de serviços de bioinformática, gestão e análise avançada de dados, bem como de cursos de formação especializados.

A BioData.pt é uma associação científica e técnica privada sem fins lucrativos, fundada em maio de 2021, e constituída por 12 instituições do tecido científico nacional, de Norte a Sul de Portugal: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC-FCG), Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Aveiro (UAveiro), Universidade de Coimbra (UCoimbra), Universidade do Minho (UMinho), Universidade Nova de Lisboa (NOVA).