FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Preços dos alimentos descem em novembro

  • 11 dezembro 2018, terça-feira
  • mercados

Os preços dos alimentos baixaram, a nível mundial, em novembro, liderados pelas fortes quedas do óleo de palma e outros óleos vegetais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o índice de preços situou-se nos 160,8 pontos, menos 1,3% que em outubro e menos 8,5% que em novembro de 2017. De facto, o índice está no valor mais baixo desde maio de 2016.

O índice de preços dos óleos vegetais atingiu o mínimo de 12 anos, baixando 5,7% relativamente a outubro. A abundância de stock de óleo de palma e de soja e girassol motivou esta descida.

Por sua vez, o índice de preços dos cereais caiu 1,1% em novembro, o que reflete a grande quantidade de abastecimentos exportáveis de trigo, uma maior concorrência no milho e as novas colheitas de arroz.

Já os preços dos lacticínios desceram pelo sexto mês consecutivo, caindo 3,3% face a outubro. Este desempenho ficou a dever-se à abundância de stock e maior disponibilidade nos abastecimentos de exportação, especialmente na Nova Zelândia, que levaram às cotações mais baixas para a manteiga, queijo e leite inteiro em pó.

Na carne, o índice da FAO baixou ligeiramente e só o novilho aumentou os preços face a outubro.

A desafiar a tendência de baixa estiveram os preços do açúcar, que subiram 4,4%, devido à descida de produção no Brasil.

Fonte: Grande Consumo