FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Preços do azeite virgem extra nos principais países produtores muito abaixo dos de 2015

  • 08 setembro 2016, quinta-feira
  • mercados

Os preços do azeite virgem extra em Espanha mantiveram-se estáveis durante as últimas semanas, situando-se nos últimos dias de agosto em 3,13 euros o quilo, o que supõe uma redução de -25% em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar de 60% do preço mínimo da terceira semana de maio de 2014, de 1,96 euros o quilo.

De acordo com os dados do Conselho Oleícola Internacional (COI), os preços em Itália mantiveram-se durante os últimos três meses, mas me meados de agosto começaram a subir, situando-se em finais do mesmo mês de 2016 em 3,70 euros o quilo, o que representa uma redução de -33% em comparação ao período homólogo do ano anterior.

Na Grécia, os valores também apresentaram estabilidade ao longo os últimos meses nas, à semelhança dos outros mercados, nas últimas semanas recuperaram ligeiramente, situando-se no final do mês de agosto de 2016 em 2,95 euros o quilo, o que demonstra uma variação de -17% faceao mesmo período do ano passado.

Pelo contrário, os preços na Tunísia caíram nas últimas semanas, fixando-se no final de agosto de 2016 em 2,79 euros o quilo, ou seja, uma diminuição de -32% em relação ao ano anterior.

Fonte: Agrodigital