Portugueses não consomem mais produtos locais devido ao preço

Apesar de terem confiança nos produtos locais, os portugueses dizem que o preço continua a ser um entrave ao seu consumo (72%).

alimentos

De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, para os portugueses, a origem dos produtos é um dos principais fatores a ter em conta na compra de produtos alimentares (54%), de mobiliário e vestuário (84%), contudo, apenas 52% revelam estar dispostos a gastar mais dinheiro para comprar produtos locais.

O estudo revela que para 94% dos inquiridos, o fabrica de produtos nos respetivos países constitui uma garantia, enquanto que 93% partilha desta mesma opinião relativamente a produtos regionais.

Para 64% dos europeus, os produtos locais são dispendiosos e 72% dos inquiridos portugueses parecem concordar com esta afirmação.

No entanto, este aspeto parece não constituir um grande obstáculo ao desenvolvimento do consumo local, com dois em cada três consumidores a indicar que estão dispostos a fazer um esforço financeiro suplementar para comprar produtos locais.

Mais de metade dos inquiridos europeus (58%) consideram aceitável um esforço financeiro entre os 5% e os 10%. Ligeiramente mais contidos, 52% dos consumidores portugueses também estariam dispostos a fazer o mesmo esforço.