FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

PortugalFoods apresenta as tendências de inovação para o setor agroalimentar

A PortugalFoods realiza a 30 de janeiro, no Auditório do TecMaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, a partir das 14h00, o evento de apresentação das tendências de inovação para o setor agroalimentar em 2020.

Portugal Foods

Esta é a 9.ª edição deste evento, o qual é reconhecido como um importante momento de atualização e debate entre indústria e especialistas de business intelligence, em prol da aplicação das tendências ao desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços por parte da indústria agroalimentar nacional.

As tendências de inovação 2020 para o setor mostram que os consumidores se mantêm críticos e conscientes face aos aspetos de nutrição e saúde.

O ‘naturalmente funcional’ assume-se como uma tendência em todas as faixas etárias, visto que os consumidores querem incluir mais produtos hortícolas e de forma mais conveniente nas suas refeições diárias, pois reconhecem a importância funcional aos mesmos. Adicionalmente, os produtos dedicados à saúde digestiva, os produtos com baixo conteúdo de açúcar e com gordura também ganham destaque.

No que respeita à dieta plant-based, esta continua a ser uma tendência presente este ano. Contudo, se por um lado há o consumidor mais interessado em assumir este regime alimentar, por outro lado há o consumidor que aprecia carne e quer continuar a consumir a mesma, apesar das várias questões em torno desta para a saúde e a sustentabilidade.

De acordo com Joana Maricato, keynote speaker do evento e Market Research Manager na consultora londrina New Nutrition Business: «A perceção que o consumidor tem da carne enquanto uma proteína saborosa e de elevado valor biológico está a impulsionar a reinvenção da carne e irá assegurar o seu lugar enquanto elemento de uma refeição e como um snack».

Deste modo, é identificado, pela primeira vez, o potencial crescimento do setor da carne, nomeadamente ao se diferenciar pelas soluções alternativas deste produto e que estejam alinhadas com as preferências do consumidor. Paralelamente, o público continua a atribuir atenção à proveniência e à autenticidade dos produtos, os quais são associados a situações de bem-estar.

Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, refere que «este evento é identificado como um espaço de referência, na medida que permite a partilha de experiências e conhecimento a favor da inovação do setor. Daí contar, anualmente, com a presença de um keynote speaker perito nas exigências do mercado e do consumidor».

Esta edição acolherá ainda a apresentação da Estratégia de Internacionalização para o Setor Agroalimentar 2019-2021, a qual foi delineada pela PortugalFoods em conjunto com a Porto Business School.

O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição, até ao dia 27 de janeiro.