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Revista TecnoAlimentar

Portugal supera Europa nos Bens de Grande Consumo

  • 26 dezembro 2019, quinta-feira
  • mercados

O consumo de Bens de Grande Consumo (BGC) em Portugal foi o que mais cresceu em valor entre os 15 países da Europa Ocidental, com 4,2%, face a uma média de 1,1%. Sobrepõe-se também à média de 3,1% entre os 32 países europeus analisados pela Nielsen relativos ao terceiro trimestre.

O período foi, porém, aquele em que o crescimento dos BGC em Portugal foi menor em 2019, somando a um incremento de 4% já registado no período homólogo. Segundo a Nielsen, «o crescimento em volume de 3,4% verificado neste terceiro trimestre é o principal motor deste desempenho, indicador positivo que se associa um nível de confiança elevado entre os consumidores Portugueses, boas perspetivas financeiras e mais dinheiro para gastar».

No que diz respeito à performance por categorias, é na alimentação que se apresenta o maior crescimento do trimestre, com um incremento de 6% em congelados e mercearia. Num contexto de decréscimo de volumes na média europeia, Portugal destaca-se com o mais elevado crescimento em quantidade de toda a Europa, demonstrando que os portugueses estão, de facto, a comprar mais, ao contrário daquilo que acontece na maioria dos países mais próximos como a Alemanha (-1,9%), a França (-1,3%), a Bélgica (-0,9%) e o Reino Unido (-0,2%), cujos decréscimos em volume são reflexo de um consumo menos positivo.

«O momento é positivo para o consumo no mercado nacional. Neste terceiro trimestre do ano o crescimento, quer em volume, quer em valor, supera o período homólogo, que já era muito dinâmico, e mantém-se ainda numa tendência de crescimento acima da realidade europeia. Com consumidores portugueses mais propensos para o consumo e mais confiantes no futuro, a introdução da inovação e de uma oferta diferenciada é seguramente uma oportunidade de sucesso para marcas e retalhistas?, diz a Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal, Ana Paula Barbosa.

FONTE: Say U - Consulting