FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal Fresh: Promoção internacional retoma em outubro em Madrid

Portugal Fresh organiza participação conjunta das empresas nacionais na Fruit Attraction, uma das principais feiras empresariais do setor. Combate às alterações climáticas e sustentabilidade serão temas em destaque na presença portuguesa.

fruit attraction

A presença física em eventos internacionais das empresas produtoras de frutas e legumes vai regressar em outubro, com a participação conjunta na Fruit Attraction, em Madrid. Depois de um interregno causado pela pandemia da Covid-19, a Portugal Fresh está já a preparar a deslocação à capital espanhola, que acolhe aquela que é uma das principais feiras empresariais do setor entre 5 e 7 de outubro.

O combate às alterações climáticas e o papel das empresas produtoras de frutas, legumes e flores na promoção da sustentabilidade será um dos temas em destaque no stand da Portugal Fresh, instalado no pavilhão 8 da IFEMA Madrid. A participação nacional ocupará mais de 400 metros quadrados.

«Depois de um ano complexo e desafiante, o regresso às atividades de internacionalização nos mercados-alvo é uma notícia muito positiva. Apesar de todo o contexto, as sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a fomentar contactos com os seus clientes externos. Em 2020, o setor não parou e as exportações cresceram 4,4% em valor face ao ano anterior», diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Gonçalo Santos Andrade sublinha ainda que «o setor vê como muito positiva a liderança mundial da União Europeia no combate às alterações climáticas e reforçará o seu empenho e a sua ambição para atingir o equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica».

Na última década, o valor das exportações das Frutas Legumes e Flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros em 2010 para 1,683 milhões de euros em 2020. O setor exporta agora mais de metade do valor da produção. 

Este ano, a Portugal Fresh também irá marcar presença na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo que acontece em formato físico reduzido e também numa versão online, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.

Já nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, a associação que representa o setor das frutas, legumes e flores, participa na sétima edição da Agroglobal, em Valada do Ribatejo.