FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal Exportador está de regresso dia 18 de Novembro, na FIL, com formato híbrido

No dia 18 de novembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, voltam a debater-se exportações e internacionalização. A 15ª edição do Portugal Exportador apresenta uma novidade em conformidade com os tempos actuais: uma versão híbrida, com componente presencial e online, esta última com recurso a uma app já utilizada noutros eventos organizados pela Fundação AIP no presente ano, a FIL – Smart Events.

Portugal Exportador 2020

O cerne do Portugal Exportador permanece intacto. Será um dia, das 9h00 às 18h00, inteiramente dedicado à exportação. O Portugal Exportador é um marketplace com um programa dedicado a mercados e sectores em destaque para as exportações portuguesas, através de conferências, cafés temáticos, reuniões B2B e Web-Buyers. É um dia inteiramente dedicado ao networking, com a possibilidade de concretizar novos negócios e conhecer potenciais clientes nacionais e internacionais, com a presença de empresas, PME’s, startups, Câmaras de Comércio e Embaixadas.

Este evento faz parte da missão da Fundação AIP em prestar apoio às pequenas e médias empresas que queiram iniciar o seu processo de internacionalização, fornecendo-lhes o local e os contactos para uma possível concretização de negócios. Tal missão vem ser consolidada com a introdução da vertente digital do Portugal Exportador que permite agendar reuniões B2B virtuais, com agentes nacionais e internacionais; assistir a conferências via livestreaming; aceder ao catálogo dos expositores do evento; com a introdução de inteligência virtual é possível fazer matchmaking com outros utilizadores através da análise dos perfis próprios; realizar videochamadas, entre outras.

De realçar, também, que, com a utilização da FIL Virtual permite-se que a dinâmica de negócios perdure para além da realização física do evento e que a rede de contactos permaneça online para poder ser consultada até à próxima edição, aumentando assim o retorno do investimento dos expositores e participantes.

O Portugal Exportador, que ao longo das quinze edições tem contribuído de forma preponderante para ajudar milhares de empresas e empresários a chegar a novos mercados e que, inclusive, foi distinguido pela Comissão Europeia em 2019 com o prémio “Apoio à internacionalização das empresas”, apresenta em 2020 uma programação dedicada a mercados e setores de interesse para os empresários e empresas portuguesas, com destaque para os oito workshops: “Risk Assessment na Exportação”, “Passos para a Exportação”, “Logística: sector em mudança”, “Online. Mercados e sectores com maior potencial”, “Missão: Exportar e Diversificar”, “Comércio Internacional. Saiba o que está a mudar” e “Turismo: motor das exportações?”.

A sessão de abertura conta com a presença do presidente da Fundação AIP, o Comendador Jorge Rocha de Matos, António Ramalho, CEO do Novo Banco, João Dias, administrador da aicep Portugal Global e conta ainda com a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os cafés temáticos são igualmente parte do Portugal Exportador, conversas informais de carácter informativo. São oito os cafés temáticos do Portugal Exportador 2020, com destaque para as apresentações das oportunidades de negócio na África do Sul e no Panamá, “Oportunidades junto de instituições financeiras multilaterais”, como preparar a participação numa feira para apresentar os seus produtos/serviços e também cafés temáticos dedicados à logística, aos seguros e aos créditos, dirigidos pelos patrocinadores do evento, Rangel, VICTORIA Seguros e NOVO BANCO, respetivamente.

O Portugal Exportador repete ainda uma iniciativa de grande sucesso na edição transacta: os web-buyers. Os participantes no evento poderão agendar meetings com compradores internacionais via online, sendo possível, para o sector agro-alimentar reunir com buyers do Brasil, China, Equador, México, Singapura e EUA e no sector da construção e imóveis com buyers do Brasil e do Equador.

As start-ups têm também no Portugal Exportador uma oportunidade única para o network. Em parceria com a Link to Leaders, o Portugal Exportador lançou o programa Meet The Leaders, que possibilita às startups presentes no evento o contacto com sete empresários de renome: Pedro Lourenço, administrador da Ideias Glaciares, Francisco Ferreira Pinto e Santiago Salazar, partners da Bynd Venture Capital, Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa, Cintia Mano, investidora que está ligada à REDangels e à COREangels AtlanticDavid MaltaVenture Partner do fundo de investimento Vesalius Biocapital e Sérgio Rodrigues, presidente da Invicta Angels.

O Portugal Exportador abre portas das 9 às 18 horas no PT Meeting Center da FIL, no Parque das Nações. A visita presencial está sujeita à compra de bilhete e sujeito à limitação máxima de pessoas previstas para o evento. Na vertente digital poderão os interessados participar no evento através do canal de Youtube da FIL – FIL - Parque de Exposições e Congressos de Lisboa, que transmitirá em streaming conteúdos do evento.