FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portugal e Brasil acordam levantamento do embargo a produtos lácteos açorianos

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu, em Lisboa, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, onde também esteve presente o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Queijo

Neste encontro bilateral foi anunciado o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015. Nesta reunião foram também ultrapassadas questões que dificultavam a proposta de novas empresas nacionais para a exportação de láteos para o Brasil.

Maria do Céu Antunes salientou que «neste momento de extrema complexidade é essencial para todos os que trabalham na cadeia de abastecimento que possamos falar de oportunidades e crescimento, bem como de inovação e resiliência do setor agrícola e agroalimentar. Acredito que deste diálogo sairá reforçada a nossa cooperação histórica, seja no domínio técnico e da transferência de conhecimento, seja no estreitamento das nossas relações comerciais».

A titular da pasta da Agricultura referiu ainda que Portugal apoia desde o primeiro momento o acordo União Europeia-Mercosul e aguarda que este seja concluído em breve.

Por sua vez, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou a necessidade de cooperação entre os dois países, bem como uma maior aproximação aos países de língua portuguesa. «Como países irmãos podemos ter relações comerciais mais fortes e mais próximas».