FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portos: carga movimentada cai 4,8%

Os portos do continente movimentaram um volume de cargas de 46,4 milhões toneladas entre janeiro e junho de 2018, o que representa uma quebra homóloga de 4,8% face a 2017, segundo números da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

A diminuição é explicada, em grande parte, pela quebra do porto de Sines, que representa uma quota absoluta de 50,2% no setor portuário, com uma diminuição de 9,9% da carga movimentada, correspondente a 2,6 milhões de toneladas.

Os dados divulgados pela AMT indicam que o porto de Setúbal registou uma diminuição homóloga de 3,1% e o de Viana do Castelo de 6,2%.

Em sentido inverso, os portos de Leixões, de Aveiro, da Figueira da Foz e de Lisboa registaram crescimentos homólogos de 1,3%, 2,1%, 5,7% e de 1,1%, respetivamente.

Os portos de Leixões, Aveiro e da Figueira da Foz tiveram o melhor registo semestral face aos períodos homólogos anteriores.

O porto de Leixões atingiu 9,8 milhões de toneladas, enquanto o porto de Aveiro 2,7 milhões de toneladas. Já o porto da Figueira da Foz movimentou 1,1 milhões de toneladas.

O desempenho global dos portos de Portugal Continental continua a ficar marcado pela negativa devido à carga contentorizada em Sines, que desceu 11,1% em junho para cerca de 1,3 milhões de toneladas.

A quebra, como informa a AMT, foi acompanhada pela descida de 22,1% no mercado do carvão, o que corresponde a uma diminuição de 615 toneladas, e dos produtos petrolíferos, com uma redução de 8,6%, correspondendo a 514 mil toneladas. 

Fonte: Hipersuper