FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Portal "Prato Certo" introduz ferramentas para juntar pequenos produtores e consumidores informados

  • 18 fevereiro 2019, segunda-feira
  • mercados

O novo portal Prato Certo vem disponibilizar um serviço gratuito onde pequenos produtores locais do Algarve podem divulgar junto dos consumidores os seus produtos locais e sazonais, produzidos de acordo com os modos de produção tradicional, familiar ou biológico, com vista a uma alimentação saborosa, saudável e económica, com base no estilo de vida mediterrânico.

prato certo

Atualmente, muitos pequenos e médios produtores, responsáveis por produtos agroalimentares, pecuários e piscícolas de elevadíssima qualidade, produzidos ou capturados de forma tradicional, desconhecem ainda que existe enquadramento legal para comercializar diretamente ao cliente uma significativa quantidade da sua produção e continuam afastados dos consumidores interessados nesse tipo de produtos.

Devido à sua pequena escala, também não conseguem penetrar nos grandes circuitos de comercialização, onde frequentemente muitos desses produtos perdem a sua individualidade.

Por outro lado, os consumidores têm também dificuldade em conhecer estes pequenos produtores e toda a variedade de produtos agroalimentares, pecuários e piscícolas que são produzidos, muitas vezes perto da sua localidade, preferindo os grandes operadores e perdendo a oportunidade de contribuírem para a valorização da produção nacional e local e para a melhoria da qualidade da sua alimentação, a baixo preço.

No portal Prato Certo, qualquer produtor pode divulgar, de forma gratuita, todos os produtos que resultam da sua atividade e chegar junto de um público cada vez mais preocupado e interessado por assumir controlo sobre a sua alimentação, realizando escolhas informadas que aumentam a saúde e o bem-estar.

Esta plataforma também é dirigida a Mercados Locais e a Cabazes alimentares, que se podem inscrever gratuitamente e chegar a um número maior de clientes que preferem os circuitos curtos de produção-consumo e a ligação direta aos produtores.

Banco de Produtores

Mercados

Inscrição de novos Produtos e Produtores