FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Polónia regista problemas de segurança alimentar com carne de aves

A Polónia está a reunir todos os esforços para combater o número elevado e crescente de alertas vinculados à Salmonella em produtos de aves fabricados no país.

Carne de aves

Entre janeiro de 2016 e março de 2019, 181 notificações do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Alimentos para Animais (RASFF) referiram-se à Polónia e Salmonella em produtos de carne de aves. 

A  unidade da Comissão Europeia para políticas de segurança e saúde alimentar procurou verificar se a produção e a colocação no mercado de aves estavam em conformidade com a legislação da UE e relatou, numa primeira fase, resultados principalmente positivos. 

Após a persistência do problema, o Instituto Nacional de Pesquisa Veterinária (PIWet Puławy) inspecionou sete laboratórios particulares fazendo testes para matadouros de aves. Após essas verificações, cinco tiveram a aprovação para testar Salmonella spp. retirada.

Contudo, embora as ações para acompanhar as notificações do RASFF e os incidentes com alimentos tenham sido rápidas e abrangentes, na maioria das vezes não foram eficazes na prevenção da reintrodução de Salmonella na cadeia de processamento de carne de aves, de acordo com o relatório de auditoria.

Uma auditoria anterior destacou deficiências na aplicação de medidas nacionais em estabelecimentos de produção de baixo volume; deficiências sanitárias no nível do local não detetadas durante as inspeções da autoridade; supervisão e controlo insuficientes no uso de aditivos alimentares e rotulagem de carne separada mecanicamente; e às ações tomadas pelas autoridades em casos de resultados positivos nos testes oficiais de Salmonella.

FONTE: Food Safety News