FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pinhel promove vinhos e sabores da Beira Interior

A cidade de Pinhel vai receber, entre 16 e 18 de novembro, a quarta edição do certame “Beira Interior – Vinhos & Sabores”, que pretende promover os vinhos e os produtos endógenos da região.

vinhos

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), foi apresentado numa conferência de imprensa realizada no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade da Guarda.

O “Beira Interior – Vinhos & Sabores” vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel e conta com a participação de 60 produtores, sendo 28 de vinhos e os restantes de outros produtos locais, nomeadamente, mel, azeite, queijo, enchidos, frutos secos e doçaria tradicional, entre outros.

O evento anual, que ocupará um pavilhão com uma área coberta de 2.300 metros quadrados, inclui salão de vinhos, degustações e provas comentadas, um seminário, uma mostra gastronómica regional, oficinas, atividades de “showcooking” e animação musical, entre outras iniciativas.

No âmbito do programa serão também entregues os prémios do XIV Concurso Internacional de Vinhos VinDuero – VinDouro, organizado pela Associação VinDuero-VinDouro, de Espanha, e decorrerá o passeio de viaturas de todo o terreno “TT Vinhos da Beira Interior”, promovido pelo Clube Escape Livre com o apoio do Município de Pinhel.

«O certame pretende dar a conhecer o território, o vinho, a gastronomia, as nossas paisagens e tudo aquilo que nós temos, que é o nosso património», disse o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

O presidente da CVRBI, João Carvalho, destacou a importância do certame para a promoção dos vinhos produzidos na região, referindo que «já é um evento de referência em Portugal». Adiantou que os 28 produtores de vinho participantes vão disponibilizar 150 vinhos para prova, o que significa que «têm noção da importância do certame».

João Carvalho disse que a CVRBI «está a trabalhar na Rota dos Vinhos da Beira Interior, que irá englobar todos os municípios» daquela região. «Temos uma candidatura feita para uma pequena parte, para arrancar. Há uma outra candidatura que se está a negociar para as cinco regiões vitivinícolas da zona Centro», disse. A futura Rota dos Vinhos da Beira Interior abrangerá não só o vinho, mas também a gastronomia, o património e a hotelaria, entre outras vertentes, indicou.

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 65 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e 61 produtores particulares.

Fonte: Lusa