FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pastel de Tentúgal seduz colombianos

Pela mão do Chef Hélio Loureiro e da AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, dos produtos portugueses, da promoção regional e da biodiversidade, o pastel de Tentúgal foi apresentado pela primeira vez na Colômbia, tendo conquistado os comensais colombianos mais exigentes, que se deleitaram este tradicional doce português.

tentugal

O Pastel de Tentúgal tem origem no Convento da Nossa Senhora da Natividade pelas mãos das irmãs da Ordem Carmelita que ali viveram entre 1565 e 1898.

Desde os finais do século XVI desenvolveu-se naquele convento um saber fazer que deu origem a um doce singular e tal é confirmado por inúmeros registos que se encontram em várias publicações.

Doce de origem conventual, cuja massa de espessura reduzida (0,06 - 0,15 mm) é obtida a partir da junção de água com farinha e cujo recheio cremoso resulta da mistura de gema e de ovo com uma calda de açúcar.

A área geográfica de produção do Pastel de Tentúgal é circunscrita à vila de Tentúgal e encontra-se delimitada a nascente pela vila da Lamarosa (concelho de Coimbra), a norte pela aldeia da Portela, a poente pela aldeia de Póvoa de Santa Cristina (freguesia de Tentúgal) e pela vila das Meãs (concelho de Montemor-o-Velho) e a sul pela vala real.