FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Parmalat certifica os seus produtores de leite através da Certificação Welfair de Bem-estar Animal

No passado dia 28 de fevereiro ocorreu em Santarém o evento que assinalou a Certificação Welfair em Bem-Estar Animal da Parmalat Portugal (Grupo Lactalis), através da entrega dos certificados aos seus produtores de leite. Atribuída pela CERTIS, esta certificação é homologada por IRTA e NEIKEI, baseada no referencial Europeu Welfare Quality.

Consciente da sua responsabilidade social e da necessidade de uma permanente parceria e desenvolvimento dos seus produtores, a Parmalat fomentou e apoiou um programa que certifica e, em alguns casos, adequa as boas práticas que vinham já sendo seguidas pelos seus produtores de leite.

Os requisitos desta Certificação assentam, entre outras, em cinco premissas: uma boa alimentação, um bom alojamento, boa saúde, comportamentos apropriados e livres de medos.

Os principais critérios que todos os produtores da Parmalat tiveram de cumprir e demonstrar estarem implementados foram: a ausência de fome e sede, o conforto no descanso, facilidade na movimentação e conforto térmico, a ausência de ferimentos e de doenças, boa relação animal-homem, acesso a pastagem sempre que possível tendo ainda atender às especificidades exigidas no que se refere ao bem-estar e desenvolvimento dos vitelos recém-nascidos.

Miguel Romão, Diretor Geral da Parmalat Portugal, afirma que  “continuamos a investir e a promover o desenvolvimento de uma fileira láctea cada dia mais responsável e sustentável. Com a certificação em Bem-Estar Animal de 100% das explorações que fornecem leite diretamente à Parmalat, estamos a dar, nós e os nossos parceiros produtores de leite, mais um contributo para esse desígnio. A Parmalat continuará a produzir, em Portugal, produtos de superior qualidade, proporcionando escolhas mais sustentáveis aos seus consumidores. Queremos, agradecer a grande colaboração e empenho dos nossos Produtores de Leite em todas as fases deste projeto e congratulá-los por esta certificação”.

A Parmalat, que integra o Grupo Lactalis, começou a sua atividade em Portugal há 30 anos e sempre se pautou por um elevado padrão de qualidade, apostando e investindo na certificação da produção dos seus produtos e serviços. O Bem-Estar animal está no centro da sua atuação, sendo parte integrante do seu ADN, que se reflete na qualidade e sustentabilidade dos seus produtos.  Em Portugal são produzidos produtos como leite, leite com chocolate, natas, béchamel e sumos, pertencentes a marcas icónicas como UCAL, Parmalat e Santal.

Para este projeto a Parmalat contou com a colaboração da CONCERTA – Consultoria de Certificação Agropecuária.