Parceiro de pescado fresco da Makro, Lota Digital, recebe investimento do FIS para expansão da plataforma
A Lota Digital, recebeu, em Peniche, nas suas instalações no porto de pesca no edifício da Docapesca, a visita do secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, para assinalar o acordo de investimento do FIS.
A assinatura do acordo de investimento da Lota Digital com o Fundo para a Inovação Social (FIS), traduz-se num importante reforço de investimento, que tem como principal objetivo preparar o alargamento das operações a nível territorial, além da aposta continuada nas componentes de inovação tecnológica, otimização da cadeia logística e transformação digital do setor.
«Este investimento, apoiado pelo FIS é um enorme reconhecimento do excelente trabalho da nossa equipa, da persistência e visão que temos de um futuro mais sustentável para a pesca artesanal e consumidores de pescado fresco de origem natural», comentou Pedro Araújo Manuel, fundador e Director Executivo da Bitcliq.
Para Sílvia Cruz Afonso, compradora de peixe fresco e marisco da makro Portugal, «a cada integração de novas lotas, o impacto social faz-se sentir nas comunidades envolventes através de parcerias que impactam o desenvolvimento social. Neste contexto, a makro faz questão de ser uma participante e parceira ativa na criação de valor em todo o sistema. É nosso objetivo servir as necessidades dos nossos clientes com total transparência, através de um modelo de negócio que acelere o processo de digitalização e valorize o trabalho do pescador nas mais diversas vertentes, mantendo e respeitando os processos artesanais, ao mesmo tempo que também desafiamos o ecossistema para um processo de contínuo desenvolvimento».
Nesta ocasião, marcaram ainda presença, além do Secretário de Estado do Planeamento, o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, a Administração da Docapesca, a Administração da PME Investimentos, representantes da Indico Capital Partners e da Lean Company Ventures, bem como outros representantes de parceiros estratégicos de negócio da BITCLIQ e do projeto Lota Digital.
A makro estabeleceu recentemente uma parceria com a Lota Digital no sentido de permitir aos seus clientes usufruírem do peixe mais fresco e de qualidade garantida, capturado exclusivamente por pescadores tradicionais portugueses. Através do marketplace online B2B da Lota Digital, a makro consegue comprar pescado nacional diretamente aos pescadores aderentes e, com essa iniciativa, reforçar o apoio à economia nacional e local.
O projeto Lota Digital permite uma ligação mais direta e imediata entre pescadores e compradores. Desta forma, esta parceria gera um importante incentivo às comunidades de pescas envolvidas, bem como ao consumo do produto nacional.
Quando a embarcação de pesca chega a terra, é realizado um controlo de qualidade rigoroso pela equipa da Lota Digital, verificando-se o seu grau de frescura e as características do pescado. Esses dados podem ser confirmados, juntamente com a informação sobre o barco e os detalhes da captura, através da rastreabilidade disponibilizada pela Lota Digital, ou seja, todo o pescado tem um “bilhete de identidade” e uma “história” para contar ao seu comprador. Com recurso à tecnologia Blockchain, a plataforma da Lota Digital permite o acesso à rastreabilidade total do pescado desde a sua origem até ao seu destino, de uma forma imutável, automática e transparente, disponibilizando-a através da leitura de um código de barras ou QR-Code.
Desta forma, é também permitido ao cliente makro ter uma maior certeza do que consome ou comercializa nos seus estabelecimentos e assim contribuir para uma cadeia de consumo mais responsável e sustentável.