FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Pão alentejano a caminho da certificação

Está ​em execução o processo de Qualificação para a Certificação do Pão Alentejano, realizando-se em Beja, no próximo dia 6 de dezembro, um Seminário precisamente sobre este tema.

pao

A Certificação do Pão Alentejano, como produto identitário do Alentejo e património da região, pretende valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região.

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O projeto “Qualificação do Pão Alentejano com vista a uma futura Certificação”, tem como objetivo valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região, concorrendo, desta forma para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do setor e de outras atividades a montante e a jusante da fileira do pão.

Neste seminário será feito um balanço das atividades desenvolvidas desde janeiro de 2016 e apontados caminhos e estratégias para o futuro.

Os próximos passos passam pela criação de um agrupamento de produtores de Pão Alentejano que, beneficiando do trabalho já desenvolvido e dos instrumentos disponibilizados, estará em condições de avançar com o processo de Certificação.

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e resultou de uma candidatura ao SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.

Até agora já foi efetuado um diagnóstico da fileira do pão (desde a análise do trigo à caracterização das moagens do Alentejo e à qualidade das farinhas) e desenvolvidas várias ações de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras.

Foi também elaborado um caderno de especificações descritivo de todo o processo de confecção do pão alentejano e criado um painel de provadores, fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

Paralelamente, foram desenvolvidos workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.

A participação no Seminário é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através dos seguintes meios:

Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado

Telefones: 266 948 070 e 937 420 008

e-mail: francisca.valerio@terrasdentro.pt