FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Ovos contaminados na Holanda

Organismo holandês responsável pela segurança alimentar alertou para a possível contaminação de ovos com um pesticida tóxico. A União Europeia está a acompanhar o caso.

ovos

A Holanda lançou há poucos dias um alerta por suspeita de contaminação de ovos provenientes do seu país com Firponil, um pesticida utilizado para eliminar ácaros e insetos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera tóxico para o uso humano.

O organismo holandês responsável pela segurança alimentar (NVWA) emitiu uma nota informativa em que identifica que os produtos sob suspeita são ovos brancos com a etiqueta X-NL-40155XX e na qual recomenda «o não consumo» porque «o alto nível de Fipronil constitui uma grave ameaça para a saúde pública», adianta a Lusa.

Os produtos em questão foram entretanto retirados do mercado, mas a União Europeia está a acompanhar os desenvolvimentos deste caso, uma vez que os produtos em questão são exportados para o mercado europeu. Bruxelas afirma, a este respeito, que está a acompanhar o caso e que a situação está sob controlo.

«Estamos a acompanhar de perto os desenvolvimentos. As explorações foram identificadas e os ovos contaminados foram localizados e retirados do mercado, a situação está sob controlo», declarou a porta-voz da Comissão Europeia, Anna-Kaisa Itkonen, na conferência de imprensa diária do Executivo comunitário.

Para se apurar que mercados europeus receberam estes produtos, os governos devem consultar o Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) da União Europeia (UE).