FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Otimizar a lubrificação com o serviço completo FUCHS CARE

As empresas da área da Metalomecânica que contratam o serviço FUCHS CARE, beneficiam de duas vantagens: ganham tempo e perfeição, já que a equipa técnica da FUCHS trata de tudo e da melhor forma. Assim, as máquinas-ferramenta estão sempre perfeitamente lubrificadas e protegidas, o que garante a sua máxima performance e longevidade. Para além disso, o serviço FUCHS CARE contribui, de forma notável, para melhorar o balanço ambiental, bem como a Higiene e a Segurança no trabalho.

 

A equipa FUCHS CARE é composta por três pessoas: um Técnico para o Serviço em Emulsões, um Engenheiro de Aplicação para acompanhamento das ações de Assistência Técnica, e um Gestor de Produtos Metalworking para coordenar e dirigir essas ações. “A nossa equipa especializada dispõe de equipamento de alta tecnologia e de um laboratório, o que em Portugal faz a diferença, já que somos uma das duas empresas de lubrificantes no país com laboratório para lubrificantes”, sublinha Carlos Braga, Diretor Técnico da FUCHS Portugal.

“Normalmente basta um dia para executarmos o serviço, mas consoante o número de equipamentos, as situações podem alterar. Podemos estar três ou cinco dias num cliente. Temos clientes com 10 máquinas e outros com 100”, informa o Técnico de Emulsões que se desloca com a carrinha FUCHS CARE às diferentes empresas.

A carrinha especializada transporta vários equipamentos para a execução dos diferentes serviços e tem um guincho que permite ao técnico “fazer sair os equipamentos pesados, sendo que um deles pesa centenas de quilos”, refere Carlos Braga.

“O nosso aspirador de superfícies é extremamente eficaz para retirar os óleos estranhos, que são contaminações inevitáveis das emulsões. O aspirador consegue retirar esses óleos estranhos das emulsões sem aspirar a própria emulsão. Esta operação traz duas vantagens: A emulsão limpa tem um valor de pH mais estável durante mais tempo e fica livre de contaminações que possam potenciar a existência de micro-organismos”, explica o Diretor Técnico.

A manutenção regular assegura a boa performance e prolonga a vida útil das emulsões, o que reduz o impacto ambiental. “O serviço FUCHS CARE pode alargar o período de utilização da emulsão, por exemplo, de 6 para 12 meses, o que aumenta a sustentabilidade do sistema e reduz custos. Esta redução de custos é potenciada porque elimina a necessidade de operadores para retirar a emulsão usada, fazer uma emulsão nova e tratar do enchimento, para além de anular os custos de eliminação da emulsão a descontinuar”, sublinha Carlos Braga.    

Em situações de emergência, a equipa FUCHS CARE consegue dar resposta de um dia para o outro. “Imaginemos que num cliente foi deixada uma torneira aberta e a emulsão saiu na totalidade do depósito da máquina. Neste caso, podemos deslocar-nos de imediato ao cliente para executar as necessárias ações: preparar a emulsão, limpar o tanque e tratar do enchimento. Ou quando as análises apresentam um resultado negativo. Neste caso, depois de analisarmos a amostra no nosso laboratório, no dia seguinte, poderemos adicionar um aditivo corretivo à emulsão”, informa Carlos Braga e acrescenta que geralmente o serviço é regular e que vários clientes o contratam com antecedência para que sejam executados em períodos em que os equipamentos estão parados ou a fábrica está fechada.

O serviço FUCHS CARE foi criado em 2019 pela FUCHS LUBRIFICANTES na Maia para disponibilizar à indústria metalomecânica portuguesa o melhor serviço de manutenção de emulsões.

O Grupo FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, fundou uma filial em Portugal em 1989. Desde então, a FUCHS Lubrificantes Unipessoal, Lda. tem vindo a oferecer ao mercado português uma das gamas mais alargadas de lubrificantes: lubrificantes automóveis e industriais, massas lubrificantes, fluidos de tratamento de metais, lubrificantes para aplicações especiais e serviços. As primeiras instalações eram em Pedrouços na Maia, onde iniciou a produção de lubrificantes industriais e automóveis que terminou em 2013. Em 1995 a FUCHS mudou-se para a Zona Industrial da Maia, onde está até hoje.