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Revista TecnoAlimentar

Consumidores estão muito satisfeitos com as novas tecnologias de encomenda e recolha de alimentos, mas tornaram-se mais impacientes

Com novas variantes do coronavírus e problemas causados pela pandemia na indústria da restauração, o estudo da Oracle Food and Beverage "Restaurant Trends for 2022", conduzido pela Untold Insights, mostra que os consumidores adoram novas opções tecnológicas para encomendar e recolher alimentos, mas também os tornam mais impacientes. O estudo foi realizado em setembro de 2021 através de um inquérito a mais de 5 700 consumidores em todo o mundo em 11 geografias, incluindo a Europa.

De acordo com o estudo, mais de 80% dos inquiridos dizem ficar impacientes quando o tempo de espera para encomendar no balcão ou drive-thru é superior a cinco minutos e mais de 20% admitem ficar incomodados quando esperam dois minutos para encomendar no drive-thru.

Para aqueles que comem na loja, pouco mais de 40% dizem que se irritam quando esperam cinco minutos para fazer a sua encomenda e 38% sentem que têm menos prioridade do que quando encomendam online.

Os resultados do estudo demonstram o otimismo e a procura crescente da utilização da tecnologia em toda a experiência do cliente no sector dos serviços alimentares. Também ilustra o impacto positivo da utilização da tecnologia nos processos de fidelização, redução de custos e influência do consumidor.

Além disso, o estudo deteta uma forte correlação entre a transparência das marcas e dos restaurantes nas suas iniciativas de sustentabilidade e impacto ambiental para construir a lealdade dos clientes e atrair novos consumidores.

«Encomendas realizadas online e por telemóvel foram uma salvação para os restaurantes fechados durante a pandemia e continuam a proporcionar rendimentos estáveis», refere Simon de Montfort Walker, vice-presidente sénior e diretor-geral da Oracle Food and Beverage. «À medida que os restaurantes, já por si com falta de pessoal, vão reabrindo, são confrontados com a forma de gerir as refeições presenciais e as entregas e, ao mesmo tempo, satisfazer as crescentes expectativas dos consumidores em termos de rapidez e serviço.  A tecnologia que ajuda as suas cozinhas a gerir e a cronometrar os pedidos através de múltiplos canais será fundamental para manter o ritmo e assegurar a lealdade e a satisfação do cliente».

Quando o "rápido" não é suficientemente rápido

O estudo revela que não demora muito tempo para os consumidores começarem a sentir-se incomodados com o tempo que demora a chegar o seu pedido:

  • Mais de 80% dos inquiridos dizem que ficam impacientes quando o tempo de espera pela sua encomenda no drive-thru é superior a cinco minutos e mais de 20% dizem que ficam incomodados quando esperam dois minutos para encomendar.

  • No balcão, quase 80% dos inquiridos dizem que ficam impacientes quando demoram mais de cinco minutos a fazer a sua encomenda.

  • Pouco mais de 40% das pessoas que consomem na loja dizem estar aborrecidas quando esperam cinco minutos para fazer o seu pedido.

  • 45% dos inquiridos acreditam que o tempo de espera é maior quando se encomenda pessoalmente.

  • 38% dos consumidores que comem em restaurantes sentem que têm menos prioridade do que quando encomendam comida online.

A ascensão da recolha na loja

A recolha na loja (ou Click and Collect) continua a ser uma opção popular que determina não só onde as pessoas escolhem comer como também a sua lealdade a uma marca:

  • 59% dos inquiridos gastariam mais se o sistema click&collect de um restaurante estivesse disponível.

  • 63% dos consumidores dizem que adoram o sistema click&collect e que este tem um impacto positivo na sua decisão de compra.

  • 44% dos inquiridos dizem que este serviço tem impacto no seu processo de fidelidade com uma marca ou restaurante.

Os consumidores apreciam as recomendações personalizadas dos estabelecimentos

O estudo revela que os consumidores apreciam, e até esperam, recomendações proactivas dos seus restaurantes favoritos, mas querem controlar o acesso aos seus dados:

  • 48% dos inquiridos querem saber e ter controlo sobre a partilha dos seus dados.

  • Mais de 40% dos inquiridos dizem que gostam de receber ofertas baseadas no seu histórico de compras, e mais de 30% dizem estar dispostos a partilhar os seus dados para receber essas ofertas.

  • Quando as ofertas estão relacionadas com as suas preferências alimentares, mais de 40% dos inquiridos dizem estar satisfeitos por receber este tipo de comunicação, enquanto 30% dizem estar dispostos a partilhar os seus dados para este fim.

  • Quase 50% dos inquiridos disseram concordar em receber ofertas de marcas relacionadas com as suas marcas habituais e mais de 10% disseram concordar em partilhar os seus dados para receber essas ofertas.

 A sustentabilidade e escolhas saudáveis estão a tornar-se cada vez mais importantes

Os consumidores são cada vez mais influenciados pela sustentabilidade das marcas, pelas iniciativas ambientais e de RSE, bem como pelas escolhas alimentares saudáveis:

  • Mais de 90% dos inquiridos acreditam que os esforços para reduzir o desperdício alimentar e uma rotulagem clara da origem dos alimentos e dos ingredientes são essenciais.

  • Quase 80% dos consumidores dizem estar preocupados com a transparência no compromisso social das empresas de restauração.

  • Quase metade dos inquiridos estão preocupados com as embalagens recicláveis ou biodegradáveis.

  • Mais de 40% dos consumidores que participaram no estudo dizem ser positivamente influenciados por empresas que se preocupam com as emissões zero no seu método de entrega.

Fonte: Restaurant Trends for 2022, Oracle Food and Beverage

Sobre Oracle Food & Beverage

Oracle Food and Beverage, antiga MICROS, traz 40 anos de experiência no fornecimento de soluções de software e hardware para restaurantes, bares, pubs, clubes, cafés, estádios e parques temáticos. Milhares de operadores, grandes e pequenos, em todo o mundo utilizam a tecnologia Oracle para proporcionar experiências excecionais aos clientes, maximizar as vendas e reduzir os custos operacionais.