FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Opinião: Debater e educar para melhor alimentar

Artigo de opinião de Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.

FIPA

No dia em que se assinalou a nível mundial o Dia da Saúde, 7 de abril, a FIPA participou num webinar em que se debatia o tema, mas do ponto de vista do contributo dos produtos alimentares locais para a saúde das respetivas populações.

Uma importante reflexão sobre a alimentação, promovida pelo Município de Mêda, em que se abordou o papel de diferentes áreas, desde a gestão municipal, passando pela medicina, nutrição, produção e, naturalmente, indústria agroalimentar.

Este evento online, ainda que em pequena escala, é sinal do que, hoje mais do que nunca, é preciso fazer quando falamos de hábitos alimentares. Além de todo o debate em torno da importância e riqueza da produção local, de facto, na ocasião tive oportunidade de abordar um tópico que nos parece de grande relevância para o esclarecimento sobre saúde e alimentação. Prende-se com a necessidade de promover sinergias e colocar esta discussão na voz ativa dos especialistas em saúde, nutrição e produção e indústria alimentar.

Temos hoje um problema estrutural, sobretudo, quando as questões alimentares são tema nas plataformas digitais e são-no de forma muito pouco estruturada, retirando o foco dos profissionais, com sólidos conhecimentos técnicos e científicos nestas áreas, e dando palco aos “especialistas” que abordam a alimentação como modas e tendências.

Outro ponto essencial, foi ainda abordado neste evento. Como um dos intervenientes sublinhou, «não basta comer local, é preciso saber comer» e, na verdade, esta é uma afirmação que é ainda mais atual quando se reflete sobre o impacto da pandemia nos hábitos alimentares e atividade física da população, nomeadamente das faixas etárias mais jovens.

É fulcral que se aposte na educação e literacia alimentar de uma forma sustentada e real, sem que se resuma a ações teóricas pontuais. Ora, o objetivo não deve ser ter na mira a quem imputar responsabilidades, mas traçar um caminho de soluções trabalhadas de raiz. Porque não criar, por exemplo, uma disciplinar curricular dedicada à edução física e alimentar? Uma ideia que na prática pode ser arrojada, mas para a qual, certamente, desde profissionais da saúde, nutrição, desporto aos especialistas da cadeia alimentar estarão todos disponíveis para ajudar a desenvolver.