FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Oliveira da Serra lança nova gama de vinagres de fruta portuguesa

Um workshop com quatro receitas realizado pelo Chef Vítor Sobral foi o mote para mostrar as potencialidades e usos da nova gama de vinagres de fruta portuguesa Oliveira da Serra.

Tomate, Pera Rocha, Figo e Maçã são os novos sabores únicos da gama de vinagres que trazem um sabor e toque especial às refeições dos portugueses.

oliveira da serra

Coube ao Chef Vitor Sobral, no restaurante Peixaria da Esquina, mostrar a versatilidade dos produtos.

O primeiro foi o vinagre de tomate que foi utilizado num creme de tomate acompanhado de salada de bacalhau em que a cebola foi também marinada na mesma variedade de vinagre.

De acordo com as sugestões do Chef «o vinagre de tomate tem um gosto final de legumes maduros e uma acidez redonda. É bom para ser apreciado em saladas verdes, de tomate e de legumes. É também excelente em pratos grelhados como peixes gordos e carnes de porco, bem como na confeção de pratos com arroz carolino».

Depois a aula continuou com uma salada de rúcula com requeijão com um vinagrete de anchovas. Aqui a aposta foi no vinagre de figo, uma variedade que, segundo a opinião do Chef tem um gosto final adocicado com um ligeiro toque de fruta seca. É ideal para aromatizar saladas compostas por queijos (queijos frescos, requeijão), saladas de agrião e rúcula. É também recomendado para pratos de peixe corados e pratos de aves (sobretudo aves de sabor forte).

O terceiro prato foi robalo marinado com pimentos assados, manga, mirtilos e poejos, em que o vinagre utilizado foi o de maçã. Este vinagre, na sugestão do Chef, tem um sabor final agridoce. É uma boa opção para temperar saladas compostas (arroz, legumes, fruta), pratos de peixe marinados, carpaccios, carnes de frango cozinhadas e de porco.

Finalmente, o único prato quente foi a garoupa que foi temperada com o vinagre de pera rocha. Este vinagre «tem um ligeiro sabor a pera, tal como indica o nome, e um final cítrico. Este vinagre é ideal para aromatizar saladas leguminosas (lentilhas, feijão, grão), vinagretes em geral, pratos de peixe de sabor forte e pratos de carne de cabrito e borrego guisados ou de forno».

De acordo com a marca, «estes novos vinagres não só respondem à necessidade de maior variedade de sabor e vontade de experimentação, como também vêm proporcionar uma sensação de frescura e leveza aos pratos dos portugueses».

Cada um destes sabores apresenta qualidades únicas, que se evidenciam pela diferenciação e criatividade na cozinha. Os frutos são criteriosamente selecionados, e fazem da Nova Gama de Vinagre de Fruta de Oliveira da Serra produtos únicos, criando uma ligação perfeita e original em cada prato.