O que influencia a compra de produtos frescos em loja?

  • 08 fevereiro 2019, sexta-feira
  • mercados

Mais de metade dos consumidores (59%) elege a qualidade como o fator mais importante na escolha de produtos frescos em loja, segundo o relatório ‘Surprises in Store’, elaborado pela consultora norte-americana Oliver Wyman para a Fruit Logistica, uma das principais feiras mundiais de hortifruticultura.

Um total de 47% dos entrevistados afirma estar disposto a pagar mais por produtos frescos de melhor qualidade.

Já o preço e as promoções pesam 4% nas preferências dos consumidores, atrás de outros drivers, como a variedade (21%), a apresentação do produto (10%) e a sua disponibilidade (5%), revela o estudo.

«A crescente procura do consumidor por produtos frescos de alta qualidade está também a aumentar as exigências em toda a cadeia de valor, obrigando os retalhistas a direcionar o foco para o setor hortofrutícola com o intuito de aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor em loja e diferenciar a oferta do ponto de vista do produto», lê-se nas conclusões do relatório apresentado em Berlim no arranque da Fruit Logistica.

«O facto de as frutas e legumes frescos representarem um papel decisivo no comércio retalhista não surpreende ninguém no setor», afirmou Alexander Pöhl, diretor para a área de retail & consumer goods da Oliver Wyman e um dos autores do relatório.

«O que talvez não seja tão evidente é a rápida mudança que está a acontecer no mercado dos produtos frescos. O consumidor espera encontrar frutas e legumes de boa qualidade em todas as lojas, pelo que o comércio individual de géneros alimentícios está a tentar fornecer produtos frescos para atingir uma vantagem comercial, o que se está a tornar cada vez mais difícil», sustenta.

O relatório de tendências da Fruit Logistica envolveu a participação de sete mil consumidores de 14 mercados europeus e norte-americanos.

Fonte: Hipersuper