FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

O mercado de produtos sem glúten

  • 29 janeiro 2018, segunda-feira
  • mercados

gluten

Por: SGS

O mercado global de produtos sem glúten cresce rapidamente. Na Europa um número cada vez maior de pessoas são diagnosticadas com intolerância ao glúten. Este fator é um importante condutor a este crescimento do mercado.

O Glúten é uma fração proteica existente em alguns cereais como o trigo, centeio, cevada ou aveia e pode provocar, em algumas pessoas, sintomas de intolerância ao nível do intestino delgado.

O Glúten desencadeia uma resposta inflamatória que destrói progressivamente a mucosa intestinal, atrofiando as respetivas vilosidades, o que consequentemente resulta na diminuição da absorção de diferentes nutrientes, dando origem à doença celíaca.

Existem diversas causas para esta doença crónica e autoimune, desde a adição prematura, na alimentação dos lactentes, causas genéticas, imunológicas, entre outras. A doença celíaca pode manifestar-se a qualquer altura e em qualquer idade, tendo vindo a aumentar, consideravelmente, o número de celíacos em todo o mundo.

As pessoas que sofrem desta doença têm obrigatoriamente que, para toda a sua vida, fazer uma dieta isenta de glúten. Assim, é pertinente disponibilizar informação, acessível ao consumidor, sobre a presença de glúten nos géneros alimentícios, o que lhe permitirá realizar uma escolha mais consciente (Reg. 1169/2011; Reg. 828/2014 e Reg. 1155/2013).

Impulsionados por esta crescente preocupação, surgem no mercado diferentes esquemas de certificação no âmbito do Glúten Free, que envolvem avaliações de risco, auditorias às instalações e equipamentos, e testes aos produtos ao longo de toda a cadeia alimentar. Estes esquemas de certificação permitem avaliar se estes produtos são seguros para os consumidores por conterem uma concentração de glúten inferior ao limite mínimo aceitável para o efeito.

A certificação Glúten Free permite às empresas produtoras de géneros alimentícios sem glúten colocar uma marca no produto, que garante que o mesmo foi avaliado por uma entidade terceira, imparcial, independente, qualificada e reconhecida, que confere ao consumidor a confiança necessária nesse produto.

Existem atualmente 3 esquemas de certificação Glúten Free com reconhecimento nos EUA, Canadá e Europa. A SGS é uma entidade reconhecida para a avaliação e certificação de acordo com estes esquemas. Líder mundial em inspeção, verificação, testes, formação e certificação, a SGS possui uma rede mundial de auditores altamente qualificados que irão garantir que os produtos e serviços alcancem os mais altos padrões de segurança e qualidade.

Nota: Artigo publicado na edição n.º 13 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:Telefone 225899620

Email: marketing@agropress.pt