FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

O crescimento da automação na indústria de laticínios

A automação na indústria dos lacticínios é uma necessidade crescente. Afinal, com o aumento da concorrência e da oferta de produtos aos consumidores, os padrões de qualidade, segurança e higiene também se tornam mais exigentes. Dessa forma, é fundamental que todos os processos sejam controlados no detalhe e de maneira constante e analítica.

Neste cenário, a automação na indústria de laticínios colabora para tornar o processo produtivo mais otimizado e seguro. Ao mesmo tempo em que dá mais flexibilidade na produção.

Impactos da tecnologia na indústria

«De modo geral, a automação é o primeiro passo para migrar para um modelo de fábrica inteligente. Além dos ganhos em gestão e controle de processos, ela abre caminho para a incorporação de uma série de outras ferramentas que tornam a operação fabril mais previsível e flexível. A automação também suporta na geração de relatórios online para garantir o controle de qualidade, o que é fundamental na indústria de alimentos», explica Fernando Caprioli, diretor de serviços da Tetra Pak Brasil.

Para exemplificar como a tecnologia impacta de maneira positiva a indústria de laticínios, Caprioli fala sobre o case de um fabricante brasileiro garantiu a segurança alimentar e reduziu perdas de produto que ocorriam devido a um erro operacional.

«A partir da instalação do sistema de automação e gerenciamento de receitas o problema foi identificado e contornado, sendo que o investimento na solução representou menos de 20% do valor perdido pelo fabricante devido ao erro na formulação», completa.

A Indústria 4.0 trouxe consigo uma crescente exigência de maior produtividade e qualidade. Assim sendo, atualmente é essencial que os negócios usem a tecnologia de modo a aprimorar seus processos e, com isso,  atender a um mercado cada vez mais exigente. Os custos também devem ser otimizados.

Os benefícios da automação na indústria de laticínios

«O tempo é um fator fundamental para a indústria de laticínios. Portanto, ferramentas que auxiliem a acompanhar e controlar o desempenho das máquinas é importante para trazer mais flexibilidade e ganhos à operação do fabricante», realça Caprioli.

De acordo com o especialista, a automação é uma das soluções que contribui para a conquista desses benefícios. Afinal, ao automatizar a operação, é possível diminuir a perda e, consequentemente, reduzir os custos de produção. Além disso, automatizar permite ter uma visão integrada e confiável sobre o desempenho de cada máquina instalada na linha de produção.

Caprioli ainda chama atenção para o fato de que a automação na indústria de laticínios também permite a captura e a análise de dados em tempo real sobre a fábrica. Apoiado nessas informações, o gestor pode tomar decisões mais eficazes e ainda agregar novos serviços à linha, como a manuntenção preditiva.

«Temos uma central que acompanha o desempenho das máquinas instaladas na indústria e que emite relatórios periódicos e analíticos, permitindo que o cliente tenha uma visão mais acurada sobre a sua operação e evitando paradas não-programadas dos equipamentos, evitando perdas e garantindo o máximo de produtividade e rentabilidade da sua produção», exemplifica.

 

Como implementar a tecnologia na indústria

Atualmente, é possível encontrar uma série de soluções em automação na indústria de laticínios. Como consequência, é fundamental que a empresa realize um mapeamento do seu processo produtivo para identificar as necessidades e, a partir daí, os objetivos que pretendem ser alcançados com a tecnologia.

FONTE: Redação Fispal Tecnologia