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Revista TecnoAlimentar

O combate da Mercadona à Covid-19

Face à situação de crise de saúde devido à Covid-19, a Mercadona tem vindo a implementar diversas medidas em cada um dos componentes do seu Modelo de Qualidade Total: o chefe, o colaborador, o fornecedor, a sociedade e o capital.

Mercadona

No seu compromisso com o componente sociedade a empresa reforçou as doações de alimentos, tendo alargado as doações diretas das lojas a seis novas cantinas sociais de proximidade. Só em março, a Mercadona doou 5 500 quilos de bens alimentares e mais de 3 000 pratos preparados ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e a cantinas sociais.

As medidas para os clientes

Os clientes são informados das recomendações gerais a ter em conta sempre que realizam as compras, tanto através dos membros da equipa, como por meio de cartazes, altifalante da loja e redes sociais. Entre estas recomendações estão:

  • Apenas uma pessoa deve realizar as compras (nem em família, com crianças ou em grupos);

  • As compras não devem ser realizadas por pessoas que façam parte dos possíveis grupos de risco (idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas…);

  • Pessoas que tenham prioridade para realizar as suas compras nas nossas lojas: idosos, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, grávidas e acompanhantes necessários, assim como de profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, proteção e socorro, forças armadas e prestação de serviços de apoio social;

  • Comprar ao longo do dia e não à hora de abertura do estabelecimento. Assim, existe a garantia de poder atender todos os clientes diariamente;

  • Por solidariedade, realizar as compras com agilidade e rapidez;

  • Não armazenar produtos desnecessariamente: o abastecimento de produtos de primeira necessidade está totalmente garantido;

  • Pagar preferencialmente com cartão, através de pagamentos contactless e evitar o uso de dinheiro em efetivo;

  • A responsabilidade final do cumprimento das recomendações implementadas de distância, capacidade máxima, entre outros, recai nas próprias pessoas, que devem respeitá-las. Assim como utilizar luvas para manipular os produtos perecíveis que estão à disposição na loja;

  • Sinalização do exterior e interior da loja (Peixaria, Perfumaria e linha de caixas) para indicar a distância de segurança de 2 metros;

  • Horário de funcionamento reduzido: 9:00h às 19:00h, de segunda-feira a domingo;

  • Redução da lotação máxima até um máximo de 4 clientes por cada 100m2 = média de 80 pax/loja (superfície de 2.000 m2);

  • Prioridade na entrada, durante todo o dia, a grávidas, idosos, pessoas de grupos de risco ou com mobilidade reduzida, profissionais de: saúde, apoio social, forças armadas, segurança, proteção e socorro;

  • Informação atualizada na entrada da loja e comunicada pelos altifalantes da loja, assim como nas redes sociais e nos meios de comunicação;

  • Disponibilizado, no interior de cada loja, dispensadores de papel e gel desinfetante, que servem para higienização pessoal e dos carrinhos de compras;

  • Disponibilizado também luvas descartáveis à entrada, de utilização obrigatória para os nossos clientes;

  • Encerramento temporário os serviços que pressupõem manipulação de produto em loja, como o ponto de corte no talho e na charcutaria e o Pronto a Comer, com o objetivo de reduzir o contacto.

As medidas para os colaboradores

A 13 de março, o Presidente da Mercadona, Juan Roig, comunicou a decisão do Comitê de Direção de oferecer um “Prémio de Reconhecimento pelo Esforço” aos 90 000 colaboradores da Mercadona em Espanha e Portugal, correspondente a 20% do salário bruto de cada colaborador.

A Mercadona disponibilizou ainda luvas e máscaras para proteção individual do colaborador, bem como gel desinfetante e foram instaladas placas de proteção de acrílico em cada caixa. Está também alocado um vigilante de segurança em cada loja para controlar a segurança e as aglomerações e foi implementado um plano de desinfeção especial em todas as lojas, realizado por empresas externas especialistas, reforçando a higienização e limpeza da loja todos os dias, incluindo os carros de compras.

Foi aberto ainda um Call Center interno para atendimento médico 24 horas x 7 dias por semana, com o objetivo de dar um atendimento prioritário aos colaboradores e contribuir para o esforço de não sobrecarregar os serviços médicos públicos. 

As medidas para os fornecedores e sociedade

A Mercadona acompanhadiariamente a situação dos  fornecedores da indústria e do setor primário e de toda a cadeia agroalimentar. O supermercado lançou ainda um vídeo de apoio à indústria, setor primário e colaboradores, em conjunto com diversos fornecedores portugueses. 

A Mercadona reforçou as políticas de Responsabilidade Social, principalmente as doações de alimentos, tendo doado, em março, 5 500 quilos de bens alimentares e mais de 3 000 pratos preparados ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e a Cantinas Sociais. Foram ainda reativadas as doações diretas já implementadas, de quatro lojas a quatro cantinas sociais de proximidade, tendo sido iniciadas doações diretas das outras seis lojas a mais seis novas cantinas sociais de proximidade, e começamos a garantir que os excedentes (e não só) das atuais 10 lojas são doados a pessoas carenciadas.

A Mercadona está ainda em articulação com várias Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras entidades para facilitar a compra e/ou doação de bens.