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Revista TecnoAlimentar

O caminho até a embalagem para alimentos e bebidas do futuro: renovável, reciclável e neutra em carbono

A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, tem como objetivo lançar a embalagem para alimentos e bebidas mais sustentável do mundo. A campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão” realça o objetivo da empresa em alcançar uma embalagem de cartão, fabricada, na sua totalidade, a partir de materiais renováveis, ou reciclados, obtidos de forma responsável, que sejam totalmente recicláveis e neutras em emissões de carbono. Uma embalagem que, sobretudo, promova a economia circular baixa em carbono, sem comprometer a segurança alimentar, garanta a praticidade e reduza o desperdício alimentar.

Para proteger o planeta, a embalagem do futuro deverá maximizar o uso de materiais renováveis, com um impacto reduzido na natureza. Por exemplo, as alternativas baseadas em papel e cartão, com foco em materiais renováveis de origem sustentável, representam um importante passo para alcançar uma economia circular baixa em carbono.

Com este objetivo em vista, a Tetra Pak tem enfrentado uma série de desafios nos últimos meses:

- substituição de materiais de fontes finitas, tais como plástico fóssil ou alumínio, por materiais renováveis de fontes responsáveis de origem vegetal, tais como papel ou plástico de origem vegetal. Esta mudança ajuda a reduzir as emissões de carbono, a proteger a biodiversidade e ecossistemas naturais.

- Atualmente, todas as embalagens de cartão da Tetra Pak são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®). Além disso, a Tetra Pak foi a primeira empresa de embalagens a utilizar polímeros à base de plantas da cana-deaçúcar, certificadas pelo Bonsucro. Ambas as certificações atestam que estes materiais são de fontes geridas de forma consciente, contribuem de forma responsável para a proteção da biodiversidade e apoiam as comunidades locais.

- Outro dos marcos da Tetra Pak é a tampa agarrada para embalagens de cartão para alimentos líquidos, que reduz os resíduos e a pegada de carbono. Tal é possível devido à utilização de polímeros de origem vegetal na sua produção, aumentando assim o conteúdo renovável da embalagem. As tampas agarradas à embalagem permitem aos fabricantes continuar a avançar, em simultâneo, em três áreas essenciais: a segurança alimentar, o desperdício de alimentos e a sustentabilidade da embalagem.

- a digitalização alarga o papel tradicional da embalagem e abre um mundo de novas oportunidades. A conetividade, permitida por um código único em cada embalagem, permite aos produtores transformar os seus produtos em suportes de dados e rastreá-los, desde a sua origem até ao consumidor.

Ramiro Ortiz, Diretor Geral da Tetra Pak Ibéria afirma que “os consumidores procuram embalagens recicláveis, melhores para o ambiente e com baixo impacto no ecossistema. Com uma procura tão elevada, este é o momento de desenvolver a “embalagem do futuro”. A Tetra Pak tem coinvestido mais de 11,4 milhões de euros em inovação, para ajudar a estabelecer soluções de reciclagem, completamente novas, para as embalagens da Tetra Pak. Estes projetos têm como objetivo a reciclagem de todos os componentes de uma embalagem de cartão usada, transformando-as em materiais e bens de qualidade.”

Atualmente, as embalagens de cartão para bebidas são recicláveis e o hábito da reciclagem já está presente na sociedade. Contudo, em Portugal, ainda existe um longo caminho a percorrer. É com vista ao aumento deste valor, e da redução do impacto ambiental das embalagens da Tetra Pak, em Portugal, que a empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar tem vindo a apostar em campanhas de incentivo à reciclagem no país, de modo a consciencializar os portugueses para o relevo da colocação das embalagens Tetra Pak no sítio em que podem dar continuidade ao seu ciclo de vida: o ecoponto amarelo.

Para cumprir estes propósitos, a Tetra Pak tem como missão impulsionar a economia circular de baixas emissões de carbono. Para tal, é crucial o uso de materiais renováveis, que diminuam a pegada de carbono das embalagens.

Neste sentido, Ramiro Ortiz, Diretor Geral de Tetra Pak Ibéria, assinala ainda que “a indústria de embalagem tem a responsabilidade e compromisso de manter a segurança alimentar, enquanto protege o planeta. Há que considerar a necessidade de os alimentos serem embalados, sendo o aumento da reciclagem uma prioridade para reduzir o impacto ambiental das nossas embalagens. A Tetra Pak, como uma das principais empresas de embalagem alimentar, definiu como objetivos, desempenhar um papel decisivo na obtenção da harmonia entre os desafios ambientais, sociais e económicos que enfrenta, impulsionando uma economia circular com baixas emissões de carbono. Para tal, além de fomentarmos o uso de materiais renováveis, que reduzem a pegada de carbono das nossas embalagens, e utilizarmos energias renováveis no nosso processo de fabrico, trabalhamos com as administrações e indústria de reciclagem, dos países em que operamos, para garantir a capacidade de reciclagem destes, aumentar e melhorar a recolha seletiva, a sua classificação e aumentar as taxas de reciclagem.”

Sobre “Escolha Natureza. Escolha cartão”

Através da campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão”, a Tetra Pak comunica um plano ambicioso de ser a melhor alternativa de embalagem de alimentos a nível mundial. O objetivo é disponibilizar ao mercado embalagens seguras e sustentáveis, fabricadas unicamente com materiais de origem vegetal, ou reciclados, de fontes de gestão responsável, que sejam totalmente recicláveis e neutras em carbono.