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Revista TecnoAlimentar

O aumento das vendas de snacks devido a mudanças de hábitos dos consumidores em tempos de pandemia

Por si só, a snackification já era uma tendência alimentar para 2020 mas, com o isolamento social, o aumento das vendas disparou. Agora é a vez da cadeia de supermercados Mercadona apresentar feedback do aumento dos últimos tempos.

Snackification

Segundo a cadeia de supermercados, a venda destes produtos aumentou nos últimos tempos tendo em conta que os clientes estão mais em casa e aproveitam para fazer pequenos lanches durante o dia. Foi registado um aumento significativo nas vendas de snacks, o que tende a indicar uma mudança de hábitos de consumo dos clientes, que, estando mais tempo em casa, aproveitam para petiscar mais vezes entre refeições.

De entre as cerca de 150 referências de snacks nas lojas portuguesas, a empresa reuniu o Top 5 de snacks favoritos dos portugueses nas últimas semanas:

  1. Azeitona preta com caroço Hacendado

  2. Batata frita receita rústica Hacendado

  3. Metades de noz natural Hacendado

  4. Amendoim frito Hacendado

  5. Tremoços Hacendado

Estes cinco produtos viram as suas vendas duplicar, sendo que os tremoços e as metades de noz chegaram mesmo a triplicar e quadruplicar, respetivamente.

Snackification

A mega tendência alimentar para 2020 surge em língua inglesa, mas acaba por consistir em oferecer produtos com conveniência, de uma maneira fácil e rápida, nomeadamente, através de snacks. Atualmente estes revelam-se como uma constante no mercado e apresentam-se nos mais diferentes formatos.

Além disso, vários são os produtos que podem ser transformados em snacks nos dias correntes, pois os consumidores estão cada vez mais abertos a experimentar snacks inovadores e diferentes.

Uma análise realizada por 150 marcas revelou que as marcas de snacks tinham 60% de sucesso no mercado, um valor mais elevado do que em qualquer outra categoria.