FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo Verde assinala que portugueses reciclaram mais embalagens em 2021

A Novo Verde, a entidade gestora de resíduos de embalagens que encetou a concorrência no setor em Portugal desde 2017, assinala que o ano 2021 ficou marcado pela adesão dos consumidores à separação, conferindo um aumento de reciclagem de embalagens na ordem dos 8.2%, o que se traduz em cerca de mais 36 mil toneladas face ao ano anterior.

De uma forma generalizada, todos os materiais que compõem as embalagens colocadas no mercado – vidro, plástico, papel/cartão e metal - registam um aumento de reciclagem comparativamente a 2021, sendo o vidro e o plástico os que mais se destacaram, com cerca de 205 mil toneladas (+6%) e 90 mil toneladas (+18%) recolhidas no ano passado, respetivamente.

Para além do destaque das embalagens de plástico recicladas pelos portugueses em 2021, é de assinalar os materiais de embalagens destinados ao ecoponto amarelo, que obtiveram um aumento de 16%, face 2020. Para além do plástico, os portugueses reciclaram mais 18.7% de ECAL – Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos e mais 10% em média de embalagens de metal, categoria onde se inclui o aço (+8.7%) e alumínio (+32.2%), indicadores que foram reciclados, por exemplo, um maior número de pacotes de leite ou sumos, bem como alimentos e produtos acondicionados em latas.

Sobre a Novo Verde

A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho nº 14202-D/2016, atualizado no Despacho n.º  5615/2020, de 20 de maio. Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste setor, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente. A entidade introduziu o fator concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado da Novo Verde, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores. Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto para 2011 no Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de dezembro, na sua redação atual, no PERSU 2020 e no Despacho n.º 7111/2015, de 29 de junho. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objetivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas.