FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo robolink da igus com grau de proteção IP44: adequado para a exposição a salpicos

A igus desenvolveu uma solução de automação de baixo custo em polímero e aço inoxidável para ambientes sujeitos ao contacto com salpicos de água. 

igus robô

Ambientes húmidos e molhados podem degradar rapidamente a mecânica de um robô. Como tal, a igus lançou uma inovação de automação de baixo custo, que permite realizar tarefas simples, de forma fácil e económica e, ao mesmo tempo, estar exposta a salpicos de água.

«A partir de discussões com os clientes, descobrimos que muitos utilizadores estão à procura de uma solução económica que também possa ser utilizada quando exposta a ambientes com salpicos de água, por exemplo, no processo de remoção de emulsões», explica Alexander Mühlens, Chefe de Tecnologia de Automação da igus GmbH. «De seguida, desenvolvemos um robô adequado para este propósito».

O novo robolink aproveita as vantagens de dois materiais: o aço inoxidável e os polímeros de elevada performance.

Pela primeira vez num robô igus, os elos de ligação são em aço inoxidável V2 ou V4 e as articulações em tribo-polímeros isentos de lubrificação. O utilizador não precisa de adicionar qualquer cobertura adicional, uma vez que o funcionamento é totalmente isento de lubrificação, o que significa que poderá ser lavado sem qualquer risco de falha e sem risco de libertação de lubrificantes para o ambiente.

O novo robolink tem o grau de proteção IP44, sendo por isso resistente a salpicos de água. Pode carregar até três quilos, tem um alcance de 790 milímetros com cinco eixos e pode fazer 7 picks por minuto.

Graças à utilização de motores com encoders com o grau de proteção IP65, o robô também pode ser facilmente usado em aplicações no exterior. Outros exemplos de indústrias onde é possível a aplicação deste robolink são: a indústria alimentar e de bebidas, a indústria química e farmacêutica, ou nos mais variados tipos de operações de limpeza de componentes.

igus robô