FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo robô colaborativo FANUC CR-14iA/L apresentado Hannover Messe

Texto e imagem: Fanuc

fanuc

O robô CR-14iA/L caracteriza-se por ser um robô pequeno com uma capacidade de carga de 14 kg.

O novo robô colaborativo da FANUC, o CR-14iA/L é apresentado esta semana na Europa na feira Hannover Messe (Hannover Industry Fair, pavilhão 17, stand A42).

A mais recente novidade da gama CR (collaborative robots) combina as características dos modelos CR-7iA e CR-15iA.

O CR-14iA/L foi desenvolvido para levantar cargas mais pesadas que o modelo CR-7iA e, ao mesmo tempo, ter um maior alcance. Este robô colaborativo tem uma capacidade de carga máxima de 14 kg e um alcance de 820 mm.

No entanto, pode chegar a um alcance máximo de 911 mm caso a carga máxima utilizada seja de 12 kg.

A filosofia de desenvolvimento utilizada e testada nos restantes colaborativos FANUC foi também utilizada neste novo robô e a mecânica comprovada da gama foi combinada com um sensor muito sensível.

O resultado é uma solução ao mesmo tempo eficiente e segura.

O CR-14iA/L é, essencialmente, uma versão do CR-7iA com um braço mais longo.

A maior capacidade de carga é conseguida com ligeiras modificações mecânicas e a adaptação de parâmetros de software.

Na gama de robôs colaborativos FANUC, o novo CR-14iA/L é uma versão mais pequena do CR-15iA, que tem uma capacidade de carga de 15 kg e um alcance de 1.441 mm. A repetibilidade deste robô de seis eixos é de ± 0, 1 mm.

A velocidade máxima de trabalho é de 500 mm/seg. O fator decisivo, no entanto – como em todos os robôs colaborativos – é a força máxima de contacto.

A este respeito o CR-14iA/L vai ao encontro de todas as especificações de segurança. O design da pinça e a forma da peça de trabalho são aspetos fundamentais no que diz respeito à velocidade de trabalho.

A filosofia da FANUC não se cinge ao "Service First", mas também está assente no pilar "Safety First". O robô é controlado pelocontrolador R-30iB Plus na versão Mate Cabinet.

A combinação do CR-14iA/L com plataformas móveis (AGV) é já uma realidade no Japão e está prevista para o mercado europeu.

Tal como acontece com os outros robôs FANUC, o CR-14iA/L pode ser utilizado universalmente.

Claude Seiler, Diretor Europeu de Suporte Técnico de Robótica da FANUC Europe, refere que «para um robô pequeno tem um alcance comparativamente longo, o que significa que pode ser usado não apenas em aplicações em espaços limitados, mas também em aplicações para as quais uma maior capacidade de carga é uma vantagem, como na carga e descarga de máquinas». 

A cinemática, a flexibilidade e a otimização do design do CR-14iA/L permitem ao robô trabalhar mais perto da própria base, utilizando de forma mais eficiente o espaço de trabalho disponível, o que o torna a solução ideal para aplicações em que o espaço disponível é um desafio.

Sobre a Fanuc 

A FANUC Corporation é uma das empresas líderes mundiais em automação industrial produzindo CNC, robôs e máquinas de produção (ROBODRILL, ROBOCUT, ROBOSHOT e ROBONANO).

Desde 1956, a FANUC é pioneira no desenvolvimento de máquinas de controlo numérico na indústria de automação. Com mais de 263 subsidiárias em todo o mundo e mais de 7.000 funcionários, a FANUC oferece uma rede global de vendas, suporte técnico, pesquisa e desenvolvimento, logística e atendimento ao cliente.

A FANUC Iberia está presente em Espanha e Portugal com escritórios em Castelldefels (Barcelona), Elgoibar (Gipuzkoa), Madrid e Porto.