FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo R-2000iD da FANUC: Design de braço oco para aumentar a produtividade

O R-2000iD, novo modelo da série R-2000, apresenta como principal novidade a integração dos cabos J1-J6 no braço e no punho do robot que reduzem a tensão, evitando interferências.

FANUC

Publireportagem

Em combinação com os cabos de longa vida útil otimizados recentemente, especialmente para o R-2000iD, os custos de tempo e manutenção são reduzidos. Embora os cabos estejam totalmente incorporados ao braço e punho do robot, existem várias aberturas para garantir um acesso fácil.

A remoção dos cabos fora do braço tem uma vantagem adicional: torna as simulações offline mais fáceis e mais precisas.

«Simular com precisão a maneira como cada cabo se comportará em qualquer situação é extremamente difícil», explica Bastian Fritz, engenheiro técnico de robótica da FANUC. À medida que o robô gira ao longo de seus seis eixos, os cabos podem dobrar inesperadamente ou interferir em outras partes do design do sistema. Armazená-los dentro do braço, sem a possibilidade de prender ou quebrar, aumenta a confiabilidade do modelo de simulação.

O R-2000iD está disponível com capacidades de carga máxima de 210 kg ou 165 kg numa faixa de 2605 mm, dados muito semelhantes aos modelos da série iC. No entanto, comparado ao seu antecessor, o R 2000iD possui uma pegada significativamente menor: ambas as versões ocupam apenas 678x536 mm, economizando espaço na planta de produção. A nova série de robots pode trabalhar em espaços de trabalho ainda mais estreitos, sem comprometer a carga útil ou o alcance.

Com essa combinação única de recursos, os modelos da série R-2000iD estão perfeitamente equipados para aplicações como soldagem a ponto. Os cabos são protegidos dentro do braço, o que garante uma vida útil longa, enquanto o design mais leve e com economia de espaço maximiza a produtividade geral da linha de produção.