FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo módulo de comunicação da igus para analisar os dados das máquinas

O módulo icom.plus da igus permite a manutenção preditiva com flexível integração dos dados, para elevada segurança TI.

icom.plus igus

Possibilitar uma previsão e o planeamento da manutenção é o objetivo da igus com as suas soluções com os smart plastics. Os sensores inteligentes, por exemplo, medem o desgaste das calhas articuladas, anéis rotativos e guias lineares.

Com o novo módulo de comunicação icom.plus, o cliente pode agora decidir de que modo deseja incorporar os dados obtidos pelos sensores. O utilizador pode integrar e ler os seus de forma restrita através da versão offline, ou em rede com ligação direta ao servidor da igus, para, por exemplo encomendar automaticamente peças sobressalentes.

Com o nome isense, a igus disponibiliza diversos tipos de sensores que detetam o estado dos componentes da igus, tais como cabos e calhas articuladas. Estes medem, entre outras coisas, o desgaste durante o funcionamento e alertam antecipadamente o utilizador, para que possa planear reparações ou substituições. Através da ligação em rede com o módulo de comunicação icom, os dados são transmitidos para um sistema inteligente.

O módulo pode ser ligado a todos os sensores específicos da igus, Como, por exemplo, sensores para a medição do atrito e desgaste da ligação entre pino e furo nos elos das calhas articuladas, assim como sensores para a deteção das forças de tração ou rutura e para a monitorização dos cabos. Após a transferência dos valores medidos pelo sensor para o módulo icom, estes têm de ser analisados, de modo a, gerar instruções.

Até agora, isto era possível através da ligação à cloud da igus. Contudo, devido à importância crescente da segurança TI, muitas empresas estão a desenvolver cada vez mais os seus próprios sistemas SCADA, motivo pelo qual a igus aperfeiçoou agora o seu módulo de dados, criando o icom.plus. Com o novo módulo, o cliente pode integrar os dados da forma mais adequada ao seu equipamento.

Ligação de dados flexível através do novo módulo 3 em 1

O icom.plus é programado com os algoritmos iniciais da duração de vida através de configurações online da igus. A característica especial do novo módulo de comunicação é o facto de poder funcionar offline a pedido do cliente, após a instalação online, sem função de atualização.

Nesta situação "semi-offline", durante uma "fase de aprendizagem" inicial, o dispositivo necessita de um acesso IoT de curto prazo, seguro e temporário ao servidor da igus, para ajustar os algoritmos de cálculo ao perfil ambiental e do movimento real da aplicação do cliente. Em áreas muito restritas, a atualização também pode ser efetuada completamente offline, desde o início, através de um meio de armazenamento.

Desta forma, o utilizador pode projetar de forma flexível a ligação do módulo e dos seus dados, estabelecendo um equilíbrio entre a maximização do tempo de reação e a segurança TI. O perfil do movimento, necessário para o cálculo da recomendação de manutenção é lido diretamente a partir do sistema de comando, através do sistema bus da máquina.

A informação sobre o número de dias recomendados até à próxima manutenção e as mensagens de aviso, que podem ser definidas livremente quanto a eventuais alterações nos dados dos sensores são transferidas para o PLC. A informação para o utilizador é fornecida diretamente pelo monitor do sistema ou por sistemas SCADA específicos dos clientes.

Manutenção preditiva através da ligação ao servidor da igus

Através da ligação online do icom.plus, é feita uma coordenação contínua na cloud da igus da duração de vida, para garantir tempos de funcionamento máximos com mínimo um risco de falha. Os dados existentes na cloud baseiam-se nos 10 mil milhões de ciclos de testes, a que os cabos e as calhas articuladas já foram submetidos no laboratório de testes da empresa, com 3800 metros quadrados.

Assim, graças à aprendizagem automática e à IA, a igus consegue fornecer informações precisas quanto à durabilidade das soluções utilizadas e informar antecipadamente o utilizador para uma eventual substituição.