Novo configurador de fusos online da igus elimina recurso a técnicos e software CAD para desenho de fusos maquinados

Texto e imagem: igus

Já é possível projetar rapidamente um fuso maquinado, sem recurso a programas CAD, e encomendá-lo diretamente à igus.

Igus

Procurar um fuso implica geralmente muito esforço por parte do utilizador. São necessárias competências técnicas de desenho e o acesso a um programa CAD.

Para facilitar este processo, a igus desenvolveu um configurador de fusos que permite aos clientes projetar rapidamente o seu próprio fuso maquinado e obter o desenho técnico associado, sem conhecimentos técnicos aprofundados nem recurso a software CAD. Assim, qualquer pessoa pode agora fazer uso da maior loja de fusos do mundo e projetar um fuso maquinado, fabricado individualmente, que se adeque às suas aplicações.

Fusos de rosca trapezoidal, passo rápido ou métrica: os fusos em combinação com porcas de polímeros de alto desempenho “iglidur” asseguram um movimento isento de lubrificação para um funcionamento suave e duradouro. Mas a conceção da solução de acionamento certa envolve muito esforço e um necessário conhecimento de desenho técnico. Desde a determinação dos parâmetros certos até à maquinagem do fuso, passando pelo desenho através de um programa CAD, a verificação da viabilidade técnica e a encomenda, o processo leva várias horas ou até mesmo dias.

Por isso, a igus, empresa especializada em motion plastics, desenvolveu agora uma nova ferramenta para uma fácil configuração de fusos, que verifica diretamente a viabilidade da configuração. Desta forma, qualquer pessoa pode tornar-se um projetista, sem necessitar de um software CAD. Em três passos, o utilizador seleciona o fuso, configura a maquinagem e gera diretamente um desenho técnico. Depois, pode descarregar o modelo 3D da sua configuração e encomendar o fuso pré-configurado ou solicitar uma proposta vinculativa.

Projetar o fuso demora apenas alguns minutos através de três passos:

No primeiro passo, o cliente pode determinar o tipo de fuso. Além das clássicas roscas trapezoidal e métrica, o utilizador também pode escolher a rosca de passo rápido “dryspin”. Esta é uma rosca patenteada pela igus, que assegura uma maior eficiência graças a um ângulo da rosca otimizado. Após selecionar o tipo de rosca, o utilizador pode determinar a direção da rosca, o material e o comprimento do fuso.

No segundo passo, são configuradas as maquinagens do fuso. Aqui, o configurador permite ao utilizador configurar a maquinagem das extremidades do fuso com 12 elementos standard, tais como chanfro, adaptação para chaveta ou rasgo para anel elástico. Durante o processo de configuração, o utilizador pode descarregar o desenho dimensional atual diretamente, a qualquer momento. Além disso, é apresentado o preço do fuso, pelo que o utilizador consegue ver a alteração do preço durante o próprio processo de configuração.

No terceiro passo, o cliente obtém uma visão geral completa da sua configuração. Este pode descarregar o ficheiro STEP para continuar a projetar a sua aplicação, guardar a configuração como uma hiperligação para encomendas futuras ou partilhá-la com colegas. Com um simples clique, é possível encomendar online o fuso totalmente configurado. A encomenda é automaticamente transmitida à fábrica da igus, onde o processamento é iniciado dentro de 30 minutos.

O novo configurador online está disponível no website da igus.