FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novidades do laboratório de testes: a igus coloca em funcionamento um sistema automático de alta velocidade

Os sistemas de calhas articuladas da igus são testados a velocidades até 8 m/s num curso de 400 metros.

igus

A igus, empresa especializada em motion plastics, tem o maior laboratório de testes desta indústria, com mais de 3800 metros quadrados. Só em calhas articuladas e cabos elétricos são executados, por ano, 10 mil milhões de ciclos. Agora, a igus colocou em funcionamento um novo equipamento de ensaio automatizado para cursos longos, em instalações no exterior, em Porz-Lind, Colónia. As calhas articuladas em polímero e cabos são testados aqui, a velocidades de deslocamento até 8 m/s, num curso de 400 metros.

Os operadores das estações de tratamento de águas residuais, de instalações de incineração de resíduos, gruas, centrais elétricas ou minas deparam-se com o grande desafio que é guiar sinais de dados, potência e fluídos de forma fiável em cursos longos. As altas velocidades combinadas com os pesos adicionais elevados são, muitas vezes, um problema para os sistemas de fornecimento de energia, como enroladores de cabos motorizados, barras condutoras ou sistemas do tipo "festoon"- cabos em laçadas com carrinhos.

Como alternativa, existem os sistemas de calhas porta cabos articuladas da igus, que são testados no laboratório de testes da igus. Para dar ao cliente a garantia de que o sistema de calhas articuladas funcionará sempre de forma fiável em cursos longos, a igus colocou agora em funcionamento uma nova instalação de ensaio automatizada.

Novo banco de ensaios para cursos longos

Calhas articuladas e cabos são testados nas instalações da igus ao ar livre, em Colónia, a uma velocidade até 8 m/s, num comprimento de 200 metros, que corresponde a um curso de 400 metros. No futuro, com unidades adicionais, poderão ser simulados cursos até 1 000 metros. O sistema totalmente automático abrange um vasto leque de aplicações em termos de aceleração e velocidade.

Para além da carga mecânica gerada pelo movimento do veículo de transferência, as influências ambientais atuam sem entraves sobre as calhas articuladas e os cabos testados. O banco de ensaios faz parte do maior laboratório desta indústria, com mais de 3 800 metros quadrados. As calhas articuladas e os cabos chainflex são sujeitos a mais de 10 mil milhões de ciclos de testes por ano, num total de 180 equipamentos de ensaio.

São realizados anualmente 4 100 testes nos 180 equipamentos para calhas articuladas, por exemplo, numa câmara frigorífica ou em vários robôs.

As calhas articuladas com rolamentos são continuamente testadas

Os sistemas de calhas articuladas da igus podem ser movimentados sem grande esforço em comprimentos de um quilómetro ou mais, com peso adicional até 50 kg/m. As calhas articuladas, as mangueiras e os cabos elétricos, podem ser guiados e transportados de forma suave e com baixo atrito em cursos longos, com guias abertas ou tapadas.

Estes incluem as calhas articuladas com rolamentos da série P4, que são testadas na instalação exterior. Esta série de calhas já provou o seu valor em mais de 1000 aplicações em gruas e pórticos por todo o mundo, com cursos até 800 metros, velocidades, superiores a 5 m/s e vários milhões de ciclos com reduzida vibração e ruído. Os rolamentos integrados nos elos minimizam ao máximo o atrito e aumentam a duração de vida. Graças ao desfasamento entre a parte superior e a inferior, os rolamentos em plástico não rolam uns sobre os outros, mas uns ao lado dos outros, de modo a permitir um deslocamento muito suave.

Consequentemente, o coeficiente de atrito diminui e a potência de acionamento é reduzida em 57 por cento. Em simultâneo, a igus aproveitou os seus conhecimentos relativos aos polímeros para aumentar ainda mais, a duração de vida das calhas articuladas. Por exemplo, nas calhas articuladas P41.56 para cursos longos, são integrados casquilhos em tribopolímeros isentos de lubrificação e de manutenção no movimento oscilante, o que duplica a duração de vida das calhas articuladas.

As numerosas experiências reais realizadas no laboratório de testes da igus, serviram também de base para este novo desenvolvimento.