FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova solução de embalamento da Gasin reforça aroma dos alimentos

O novo sistema Freshline Aroma MAP, desenvolvido pela Gasin, vaporiza aromas naturais, como óleos essenciais, na mistura de gases durante o procedimento de embalamento dos alimentos em atmosfera protetora (MAP – Modified Atmosphere Packaging) e sem passos de produção adicionais. 


A Gasin empresa de gases industriais e hospitalares em Portugal e subsidiária portuguesa do Grupo Air Products, desenvolveu um novo sistema que “ajuda a melhorar a experiência sensorial do consumidor final, sendo este um factor de compra decisivo”, explica a empresa em comunicado.

Em termos gerais, o novo equipamento pode ser incorporado na linha de embalamento existente e ser utilizado numa ampla gama de produtos alimentares, incluindo a carne processada, snacks, alimentos secos e produtos de padaria. O sistema injeta uma quantidade precisa e reproduzível de aroma ou óleos essenciais no fluxo de gás. A mistura Freshline Aroma MAP introduz-se na máquina de embalamento, da mesma forma que o sistema MAP tradicional. Alguns óleos essenciais podem alargar, mais ainda, o tempo de vida útil do produto e, por isso, a embalagem de alimentos com o sistema Freshline Aroma MAP tem também impacto na redução das devoluções e os custos associados. 

Os óleos essenciais naturais ou aromas que se podem utilizar com o sistema Freshline Aroma MAP respondem à procura dos consumidores por rótulos de alimentos limpos (clean label).

«O mercado de alimentos embalados está a crescer na categoria de embalagem com atmosfera protetora (MAP). A utilização de soluções naturais para adaptar e melhorar a experiência do consumidor neste espaço oferece aos fabricantes oportunidades reais. Pode-se dizer que se trata de uma solução vencedora para todos os atores envolvidos», explica Jordi Mallen, gestor de Producto na área de alimentação na Gasin. 

“O equipamento é seguro, higiénico e cumpre todas as normas aplicáveis e as boas práticas da industria alimentar”, garante a empresa.