FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nova lei para proteger queijo da Serra será aprovada "dentro de dias"

Capoulas Santos indicou que o decreto de lei que garantirá a certificação do queijo da Serra será aprovado nos próximos dias.

Pastores e produtores desceram esta terça-feira à cidade de Lisboa, acompanhados por ovelhas, numa ação que visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar o queijo certificado, com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, feito com leite de ovelhas de raças autóctones.

Capoulas Santos marcou presença na manifestação e destacou o queijo da Serra como «um dos melhores produtos da agricultura portuguesa» e «um dos seus emblemas», frisando portanto a importância de manter a sua genuinidade.

O aumento da procura deste produto, indicou o ministro, «provocou nalguma situações a adulteração» do mesmo, isto é, «utilização de queijo que não é queijo daquelas ovelhas ou produzido naquela região».

«Por isso, para garantir a genuinidade do produto, e depois de seis meses de negociação com a União Europeia, conseguimos autorização para produzir um decreto de lei que terá aplicação em Portugal, onde será obrigatória a menção da origem de produção do leite e de todos os produtos lácteos», afirmou o ministro.

Capoulas Santos garante que o diploma, que está agora em Conselho de Ministros, deverá ser aprovado «dentro de alguns dias».

Sobre o processo de certificação do produto, que alguns produtores se queixam de ser muito moroso, o ministro explica que este «pode ser simplificado» mas «tem algum normativo que tem que ser cumprido» porque «não pode ser vendido gato por lebre».

«Para certificar um produto temos que ter a certeza que esse sistema de certificação funciona e ele implica, naturalmente, algumas exigências», explicou Capoulas Santos.

Fonte: Notícias ao Minuto