FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

NORD Drivesystems, A nova unidade de engrenagens industrial MAXXDRIVE® XD da NORD para equipamentos de elevação de todos os tipos

As aplicações de elevação acrescentam exigências especiais ao espaço de instalação de acionamentos. Com a MAXXDRIVE® XD, a NORD DRIVESYSTEMS desenvolveu uma unidade de engrenagens industrial com uma maior distância ao centro que é especialmente adequada para configurações em U de acionamento, motor e tambor do cabo. 

Com as novas unidades de engrenagens industriais MAXXDRIVE® XD, os especialistas em acionamentos do norte da Alemanha eliminaram uma lacuna no portefólio. "Podemos agora oferecer aos nossos clientes um pacote completo de acionamentos de funcionamento e acionamentos de elevação para gruas a partir de uma única fonte", afirma Jörg Niermann, Diretor de marketing da NORD. Tal como acontece com todas as unidades de engrenagens da NORD, esta aplica o princípio comprovado das carcaças integrais robustas UNICASE. Durante o desenvolvimento, a carcaça da MAXXDRIVE® XD foi especialmente concebida para aplicações de elevação e otimizada para cargas descendentes. A disposição alongada das fases de engrenagem permite também obter um dimensionamento mecânico personalizado da unidade de engrenagens com uma distância suficiente ao centro - evitando assim o frequente sobredimensionamento.

Padronização e redução de variantes

Atualmente, a NORD disponibiliza a nova MAXXDRIVE® XD em cinco tamanhos com distâncias ao centro entre 509 e 963 milímetros. Também disponibiliza versões com três ou quatro fases de engrenagem. As dimensões da carcaça e a distância ao centro são idênticas nas versões de três e de quatro eixos. Isto permite ao cliente padronizar e reduzir o número de versões ao construir as respetivas gruas. Graças à versão de três e quatro fases, a MAXXDRIVE® XD cobre uma gama bastante ampla com uma relação nominal máxima de i=355. O binário constante ao longo de toda a relação de velocidade garante uma elevada eficiência durante a utilização. "Estamos felizes por agora podermos oferecer também soluções de acionamento completas de forma económica e personalizada com os padrões de qualidade comprovados da NORD", afirma Niermann.

Componentes de série para uma entrega rápida

Quanto aos componentes da MAXXDRIVE® XD, a NORD utiliza as peças padrão testadas e experimentadas da nossa gama comprovada de unidades de engrenagens industriais. Isto proporciona ao cliente uma ampla escolha e garante curtos tempos de entrega. Além disso, a carcaça está também disponível com uma tampa de inspeção que permite a verificação visual dos componentes internos sem que 1/3 seja necessário remover a unidade de engrenagens. Está disponível em ferro fundido cinzento (GJL) ou ferro fundido nodular (GJS).

Unidades de engrenagens industriais para uma vasta gama de aplicações

A MAXXDRIVE® XD é adequada para utilização em equipamentos de elevação de todos os tipos de grua: Desde gruas portuárias e gruas para contentores a pontes rolantes e gruas de pórtico, mas também para contentores e armazenamento de bobinas em armazéns com tetos altos. Isto torna-o relevante para uma vasta gama de indústrias, não só para portos, logística e estaleiros navais, mas também para a indústria metalúrgica, química e papeleira, bem como para a extração mineira e o transbordo de mercadorias.