FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Nelson Freitas eleito melhor jovem chef de Espanha e Portugal

Pela primeira vez, um jovem chef português, Nelson Freitas, representará a Região Ibérica na Grande Final da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, em Milão, em 2023. Também o chef Artur Gomes foi premiado na final ibérica, ao conquistar o prémio de S.Pellegrino de Responsabilidade Social.

Depois dos nove jovens chefs finalistas da Região Ibérica terem demonstrado as suas capacidades culinárias ao vivo  perante o público e o júri, o chef português Nelson Freitas, que trabalha como chef no restaurante Fifty Seconds de Martín Berasategui em Lisboa, foi proclamado vencedor da Final Regional da S.Pellegrino Young Chef Academy Iberian Region.

Nelson Freitas teve a mentoria do chef Filipe Carvalho para orientar o seu progresso até à final, que se realizará em Milão no próximo ano. O jovem chef conquistou os juízes com o seu prato de assinatura "Taínha vermelha estaladiça, ouriço-do-mar e alho preto".  

As competências técnicas de Nelson Freitas, a verdadeira criatividade e a sua forte crença na gastronomia foram os fatores que levaram o júri regional, composto por Eduard Xatruch (Disfrutar, Barcelona), Maca de Castro (Maca, Palma de Mallorca) e Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho, Cascais) a escolher a proposta deste jovem chef.

Nelson Freitas agradeceu à S.Pellegrino Young Chef Academy pelo prémio "e a oportunidade que oferece para o futuro".

Artur Gomes ganha o Prémio S.Pellegrino de Responsabilidade Social

No World Trade Center de Barcelona, Portugal voltou a brilhar com a conquista do Prémio S.Pellegrino de Responsabilidade Social pelo chef Artur Gomes, que teve a mentoria do chef Henrique Sá Pessoa. Seguindo o preceito de que os alimentos são melhores quando são o resultado de práticas socialmente responsáveis, a reconhecida entidade Food Made Good designou Artur Gomes, chef Consultor da Nestlé Portugal, como vencedor deste prémio, graças à preparação do "Apionabo Valle das Lobas".

A conquista dos dois principais prémios, dos quatro a concurso, é o reflexo da evolução da gastronomia portuguesa nos últimos anos 

O prémio Fine Dining Lovers Food for Tought foi entregue a Danitza Alpaca e Francesco Sansalone conquistou o prémio Acqua Panna Connection in Gastronomy.